28 de novembro de 2024
Cidades

Sancionada lei que promove reajuste de Honorários de advogados dativos

Marconi Perillo ao lado de auxiliares na solenidade de sanção da lei que beneficia advogados dativos (Foto: Samuel Straioto)
Marconi Perillo ao lado de auxiliares na solenidade de sanção da lei que beneficia advogados dativos (Foto: Samuel Straioto)

Foi sancionada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) lei que promove reajuste de 105% da Unidade de Honorários Dativos (UDH). Com o aumento, os honorários dos advogados dativos – indicados por juízes e remunerados pelo Estado para defender cidadãos de baixa renda – passam dos atuais R$ 80 para R$ 165,25.

Recentemente foi aprovada lei na Assembleia Legislativa sobre o assunto. O secretário de governo, Henrique Tibúrcio destaca que a partir de agora todo serviço que o advogado dativo prestar já vai receber de acordo com a nova tabela. O que falta ainda é a determinação da quantidade máxima que de UDH que os profissionais poderão receber.

Cobrança

Constantemente profissionais cobram o pagamento de valores que estão em atraso. De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, o Estado não paga os advogados dativos desde setembro do ano passado.

Durante a solenidade de sanção da lei que promoveu o reajuste das UDHS, o assunto foi discutido.

“Nós prosseguimos na luta pela cobrança do efetivo pagamento dos UHDs que estão em atraso desde setembro de 2015. A cobrança é constante, mas o governo ao sancionar esta lei mostra que há vontade política para resolver este assunto”, explicou o presidente da OAB-Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva.

De acordo com o secretário de Governo, Henrique Tibúrcio, o processo saiu da Defensoria e foi para a pasta em que está à frente. Será feito um levantamento para saber o valor que o Estado deve para os advogados dativos.

“Isso foi transferido agora da Defensoria Pública para a Secretaria de Governo, nós vamos fazer um levantamento de quanto há em atraso, vamos conversar com a Ordem para que a gente estabeleça um novo cronograma para os pagamentos atrasados com a maior brevidade possível”, afirmou o secretário de Governo, Henrique Tibúrcio.

Recentemente foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás, projeto de lei que destina parte das receitas dos cartórios para o pagamento dos honorários dos advogados dativos. O governador Marconi Perillo, ressaltou que a lei estabelecendo a vinculação dos recursos vai garantir o pagamento dos honorários, sem interrupções.

 


Leia mais sobre: Cidades