07 de janeiro de 2025
Política

Samuel Almeida propõe Vale Creche para zerar fila por Cmeis

Samuel Almeida defendeu criação de Vale Creche. (Foto: Reprodução / Prefeitura de Goiânia)
Samuel Almeida defendeu criação de Vale Creche. (Foto: Reprodução / Prefeitura de Goiânia)

O candidato do Pros à prefeitura de Goiânia, Samuel Almeida, propôs a concessão de um Vale Creche para zerar a demanda por vagas em Cmeis da capital. Segundo ele, há hoje uma fila de 8 mil mães aguardando para matricular os filhos na educação infantil.

À Rádio Bandeirantes Goiânia, Almeida explicou que o programa funcionária como um voucher, que seria pago pela prefeitura à creches privadas para não haver desassistência.

“São 8 mil mães que dependem das creches para trabalharem e colocar comidas nas mesas. É uma situação urgente”, citou. De acordo com ele, seriam necessários R$ 216 milhões para construir Cmeis e zerar a fila. “A prefeitura não teria esse recurso de imediato”, alega.

O candidato do Pros disse ainda que o Vale Creche para as 8 mil mães teria custo mensal de R$ 2,5 milhões mensais e seria bancado por recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Além da economia que a prefeitura faz, o Vale Creche fomenta os negócios de bairro”, destacou.

De acordo com o candidato, a medida seria paliativa, para evitar que crianças fiquem sem vagas na educação infantil. “Na medida em que forem construídos os Cmeis, vamos reduzindo os vales”, explicou.

Transporte coletivo e Iris

Samuel Almeida afirmou que o sistema de transporte coletivo de Goiânia é inadequado e precisa ser resetado. O candidato defendeu um estudo com especialista para idealizar e implantar um novo modelo na capital.

“O problema do transporte não é somente a tarifa. Acompanhamos durante anos um governo que dizia que fazia um subsídio, que não era repassado às empresa, e o transporte foi ficando deteriorado. Não é o aumento que vai resolver. Precisa resetar esse modelo e discutir um novo modelo que vai resolver esse problema”, disse.

Secretário de Iris no início da gestão, o candidato do Pros elogiou o trabalho do prefeito e o classificou também como “grande gestor”. “Ele, com certeza, deixou sua marca na cidade. Não há uma rua da cidade que não tenha a mão dele”, concluiu.


Leia mais sobre: / Destaque 2 / Política