Categorias: Notícias do Estado

SAMU de Goiânia visa reduzir tempo de atendimento com novas viaturas

Foram entregues nesta terça-feira (15), dez novas viaturas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Com os novos veículos, a frota disponível para atender ocorrências na cidade subiu para 23. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, é que o tempo de atendimento na cidade de Goiânia seja reduzido.

Para cada 400 mil habitantes, o Ministério da Saúde orienta que haja pelo menos uma ambulância de atendimento avançado. Já para suporte básico, pelo menos uma ambulância a cada 100 mil habitantes.

“Nós temos por portarias ministeriais a obrigação de ter 23 viaturas e já temos. São 13 viaturas de suporte básico rodando, quatro de suporte avançado rodando, cinco de suporte básico de reserva e uma de suporte avançado de reserva. Temos 17 viaturas rodando e seis de reserva no total”, explicou o coordenador geral do SAMU, André Braga.

O coordenador detalhou que todas as viaturas são guiadas por georreferenciamento. Tanto as novas, quanto as que já estão rodando por Goiânia. Ele afirma que há avaliações semanais e foi identificado que houve uma redução no tempo de atendimento pré-hospitalar.

“Quando há uma ocorrência nós acionamos a viatura mais próxima para que ela possa fazer o atendimento de forma mais ágil e rápida. Semanalmente alimentamos o sistema com informações e partir das avaliações identificamos que conseguimos reduzir o atendimento pré-hospitalar em até 20 minutos”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, relatou a reportagem do Diário de Goiás que há condições de distribuir as ambulâncias nas regiões estratégicas da cidade. “Quanto mais rápido chegar, mais condições de salvar vidas”, ressaltou.

Já o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), afirmou que aos poucos a administração municipal tenta melhorar a prestação de serviço de Saúde na capital.

“É uma demonstração viva que a cada dia vamos melhorando o atendimento na área da Saúde em Goiânia. Agora contamos com 23 ambulâncias. Com a participação do governo federal, nós vamos nos estruturando”, argumentou o prefeito.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024