A Samsung anunciou nesta segunda-feira (14) que vai comprar a Harman International Industries por US$ 8 bilhões, a maior aquisição no exterior já feita pela empresa sul-coreana.
A compra da Harman, que fabrica sistemas conectados de áudio para automóveis, ilustra os esforços da Samsung para encontrar novas áreas de crescimento, à medida que o segmento principal de smartphones desacelera depois do recall do Galaxy Note 7.
“A Samsung está usando seu enorme caixa para sair na frente de rivais no mercado de tecnologia automotiva. Mas ainda não se sabe se poderá crescer a ponto a competir com Bosch e Continental”, comentou Park Jung-hoon, gestor de fundos da HDC Asset Management.
O grupo sul-coreano firmou acordo para compra da Harman por US$ 112 por ação, em dinheiro, o que representa um prêmio de 28% em relação ao preço de fechamento da sexta-feira (11).
Os produtos da Harman são usados em mais de 30 milhões de automóveis fabricados por montadoras como BMW, Toyota e Volkswagen, de acordo com o site da empresa.
A Harman, que conta com cerca de 30 mil funcionários, vai operar como uma subsidiária da Samsung e seguirá sob o comando de seu presidente executivo, Dinesh Paliwal, de acordo com o grupo sul-coreano.
Leia mais sobre: Tecnologia