07 de agosto de 2024
Defesa do consumidor • atualizado em 15/05/2024 às 15:50

Salão de beleza que vendia produtos vencidos é autuado pelo Procon Goiás

A denúncia recebida pelo órgão de defesa do consumidor era referente a má prestação de serviço, mas a equipe flagrou também produtos vencidos desde 2022
Entre os produtos vencidos, perfumes importados, shampoos, tinturas para cabelo e outros. Foto: Procon Goiás
Entre os produtos vencidos, perfumes importados, shampoos, tinturas para cabelo e outros. Foto: Procon Goiás

A fiscalização do Procon Goiás encontrou, nesta terça-feira (14), cerca de 65 produtos fora da data de validade, alguns com vencimento em 2022, em um salão de beleza em Goiânia. A denúncia inicial era de má prestação de serviços, mas a equipe se deparou também com vários cosméticos sendo comercializados fora do padrão de qualidade, entre eles, perfumes importados, águas de colônia, shampoos e tinturas de cabelo.

O salão, que fica no Setor Marista, em Goiânia, foi autuado pelo órgão de defesa do consumidor e os produtos apreendidos. De acordo com os agentes, alguns itens estavam vencidos há quase dois anos, como o caso de uma tintura de cabelo com prazo de validade em julho de 2022 e perfumes com vencimentos em outubro e novembro de 2022.

Além destes, havia também frascos de gummies, suplemento alimentar utilizado para crescimento de unhas e cabelos em forma de bala, com vencimento em setembro de 2023. A estimativa é que os itens apreendidos tenham o valor total de R$ 25 mil.

A empresa autuada tem prazo de 20 dias para apresentar defesa. A autuação foi motivada por exposição de produtos impróprios ao uso e consumo, além de não passar informações claras aos consumidores. O Procon Goiás orienta que os consumidores fiquem atentos a data de validade de qualquer produto que desejem adquirir, já que itens fora desse prazo representam risco à saúde.

Vale destacar que a data de validade é o período no qual a empresa fabricante garante a integridade do produto. Se o consumidor o utilizar depois desse prazo e tiver alguma alteração, a empresa não é responsabilizada, o que pode gerar riscos ao consumidor.

Os consumidores que quiserem realizar denúncia devem entrar em contato com o Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). O contato pode ser feito ainda pela plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Comentários