A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos mais temidos pelos alunos durante a prova, principalmente porque é surpresa para os estudantes, sendo divulgado para o público após o início da prova. Este ano, os vestibulandos e treineiros, que fazem o Exame neste domingo (5), devem redigir um texto sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O órgão responsável por definir os aspectos relacionados ao Enem, inclusive o conteúdo das provas, avaliação e o tema da redação é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Enem
Para a redação do Enem, a prova exige a produção de uma dissertação argumentativa, em que o candidato deve problematizar o tema e defender um ponto de vista. O estudante deve, ainda, propor uma solução para o problema. Neste domingo (5), os alunos também devem fazer as provas de linguagens e ciências humanas.
Já no segundo dia, que será no próximo domingo (12), os alunos deverão utilizar os conhecimentos sobre matemática e ciências da natureza, incluindo física, química e biologia.
A prova tem início às 13h30, sendo que os portões fecham às 13h e os candidatos que chegarem após o horário não entram no local da prova. O Exame se encerra às 19h.
“O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplica o Enem 2023 neste e no próximo domingo, 5 e 12 de novembro, para mais de 3,9 milhões de participantes, em todos os estados e no Distrito Federal”, informou o portal do Inep.
Leia mais sobre: Enem / Enem 2023 / Exame Nacional do Ensino Médio / Redação / Variedades