Após o Conselho Nacional de Previdência reduzir o juro máximo permitido para crédito consignado para aposentados na última segunda-feira (13), o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal aderiram à suspensão desta operação.
Nos últimos dias, bancos privados – Itaú Unibanco, Bradesco e Santander – já haviam anunciado o mesmo para quem é aposentado ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Quem confirmou a informação foram pessoas da equipe econômica dos bancos, já que com a diminuição da taxa, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) alertou que a medida poderia inviabilizar as operações de crédito.
Vale lembrar, porém, que a Caixa e Banco do Brasil atuam em 11% dos empréstimos e atualmente cobram taxas acima dos 1,70%. 89% do consignado de aposentados do INSS é liberado por bancos privados.
Como informou o G1, o Ministério da Fazenda alertou a Previdência Social, antes da reunião de segunda, de que a decisão – de reduzir o juro – iria ser um tiro no pé: ao invés de ampliar a oferta de crédito, iria reduzir as linhas do consignado. De toda forma, os brasileiros já estão muito endividados e a suspensão dos empréstimos pode até fazer bem.
Leia também: Nome no Serasa? Veja como renegociar dívidas no ‘Feirão Limpa Nome’ nas agências dos Correios
Leia mais sobre: Aposentados / Banco do Brasil / Empréstimo / Economia