16 de dezembro de 2024
Relações • atualizado em 05/01/2023 às 07:06

Saiba para quando está marcada a primeira reunião de Lula com todos os governadores

O presidente também fará uma primeira viagem a algum estado brasileiro ainda este mês. O destino ainda está em discussão
Lula publicou foto ao encerrar o primeiro dia de trabalho no Palácio do Planalto (Foto: divulgação/Facebook)
Lula publicou foto ao encerrar o primeiro dia de trabalho no Palácio do Planalto (Foto: divulgação/Facebook)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve seu primeiro dia de trabalho despachando do Palácio do Planalto nesta quarta-feira (4), já decidiu quando vai se reunir com os governadores dos estados brasileiros. A reunião com os 27 chefes dos Executivos estaduais e do Distrito Federal deve acontecer no próximo dia 27 de janeiro, também no Palácio do Planalto, em Brasília.

A informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em conversa com jornalistas, e divulgada pela Agência Brasil. O encontro já fazia parte dos planos e era verbalizado pelo presidente durante a campanha. 

Segundo Rui Costa, a reunião com governadores vai marcar a retomada do diálogo institucional entre a União, estados e municípios. 

“A pauta é o retorno das relações federativas da União com os estados e municípios, que ficou paralisada todos esses anos. Vamos institucionalizar esse retorno, estabelecer um fluxo. A ideia é que o governo tenha reuniões regulares com governadores e e com fórum de prefeitos para dar capilaridade às políticas de governo e buscar, eu diria, maior eficiência no ato de governar”, afirmou o ministro.   

Ainda segundo Costa, o presidente pedirá que os estados tragam seus projetos prioritários para discussão com o governo federal.

Viagens

O ministro da Casa Civil também informou que Lula fará uma primeira viagem a algum estado brasileiro ainda este mês. O destino ainda está em discussão.  

Já a primeira viagem internacional está confirmada para a Argentina, dias 23 e 24 de janeiro, para uma série de compromissos, incluindo uma reunião da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), que está sob presidência temporária do país vizinho.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / Política