22 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:48

Como a greve dos bancários poderá afetar os clientes?

Paralisação inicia na próxima terça (1) (Foto: Sindicato dos Bancários de Goiás)
Paralisação inicia na próxima terça (1) (Foto: Sindicato dos Bancários de Goiás)

Bancários devem iniciar greve a partir da próxima terça-feira (6). A tendência é que a paralisação ocorra por tempo indeterminado. A tendência é que agências sejam fechadas principalmente nas regiões de maior concentração comercial. Consumidores podem enfrentar dificuldades para pagar contas em dia e utilizar os serviços bancários.

Antes do início da greve, procure se possível antecipar pagamentos. A expectativa é que o movimento paredista seja demorado, em virtude das negociações entre a Federação Nacional dos Bancos e o Sindicato dos Bancários. Os trabalhadores pedem 16% de aumento, enquanto os patrões ofereceram 5,5%.

Uma sugestão é ligar na agência em que possui conta para saber se ela aderiu ou não à greve. Caso a unidade bancária esteja com as atividades paralisadas, procure saber qual a agência mais próxima que poderá atendê-lo.

O consumidor pode optar por efetuar o pagamento de suas contas pelo telefone, internet ou caixas eletrônicos.

É preciso solicitar documento que possa comprovar o pagamento. No caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo.

É válido lembrar que contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nos bancos, mas também em casas lotéricas e em alguns supermercados, além dos Correios, algumas unidades terceirizadas, ou seja, as agências franqueadas não entraram em greve.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), caso o pagamento por nenhuma dessas alternativas seja possível, o consumidor deve entrar e contato com o fornecedor perguntando se existem outras maneiras de quitar a conta ou até mesmo se a data de vencimento não pode ser prolongada. Se o pagamento for realizado diretamente com a empresa, ou em outro local, não se esqueça de solicitar um recibo.

Como a greve não é de responsabilidade do fornecedor nem do consumidor, não podem ser impostas penalidades, como multa e juros, no caso do atraso do pagamento. Mas, diante dessa situação, o Idec recomenda que consumidor se programe para realizar o pagamento, de preferência antes mesmo da data de vencimento da conta.


Leia mais sobre: Cidades