23 de dezembro de 2024
Astronomia

Saiba como e onde ver a chuva de meteoros que acontecerá nas próximas duas noites nos céus do Brasil

Pesquisadores afirmam que se o céu estiver limpo, é possível ver centenas de "estrelas cadentes" por hora
Esta será a última chuva de meteoros do ano que pode ser vista do Brasil. (Foto: reprodução)
Esta será a última chuva de meteoros do ano que pode ser vista do Brasil. (Foto: reprodução)

Um dos fenômenos meteorológicos mais aguardados das últimas semanas, a última chuva de meteoros visível no Brasil neste ano terá seu pico nas noites desta quarta e quinta-feira (13 e 14/12). Chamada de Geminídas, o evento fará os meteoros entrarem de forma veloz na atmosfera da Terra, fazendo o efeito estrela cadente a uma velocidade de 260 mil km/h e aparecendo para quem estiver de olho no céu no momento certo.

Mas como ver? O fenômeno poderá ser visto a olho nu, claro, dependendo das condições do tempo. Se as pessoas interessadas em assistir a chuva de meteoro, o ideal é escolher um lugar afastado de muitas luzes e optar por algum campo o mais longe possível das cidades. Ou seja, nos interiores dos estados, a probabilidade é mais fácil.

Pesquisadores afirmam que se o céu estiver limpo, é possível ver centenas de “estrelas cadentes” por hora no momento de pico do fenômeno, que deve ocorrer a partir das 22h30. Outra dica é observar mais a Leste, direção de onde nasce o sol.

Vale lembrar que a Geminídas acontece uma vez por ano na Terra, sempre por volta de meados de dezembro, já que é neste mês que o planeta está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.


Leia mais sobre: Mundo