19 de dezembro de 2024
Destaque 2

Saiba como regularizar o CPF pela internet

A corrida para regularizar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) tem causado grandes aglomerações em frente às sedes da Receita Federal em todo o país, contrariando recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Porém, ter o CPF regular é uma das exigências do governo federal para conceder o auxílio emergencial de R$ 600 às pessoas que necessitam do aporte para sobreviver à crise causada pelas medidas restritivas de combate ao novo coronavírus.

Um CPF suspenso significa que alguma informação de seu cadastro na Receita Federal está incompleta ou até mesmo incorreta. Outra irregularidade muito comum é pela via eleitoral, que ocorre quando a pessoa deixou de votar e não justificou.

O que muita gente não sabe é que é possível fazer a regularização via internet, evitando se expor aos riscos de contágio, sem filas, sem perder tempo e com menor burocracia.

Veja os passos para regularizar o CPF via internet

Passo 1: acesse o site oficial da Receita Federal e, na tela de início, clique na opção “CPF”.

Passo 2: no menu seguinte, selecione “Regularizar cadastro CPF”.

Passo 3: serão exibidas instruções sobre regularização do CPF via internet. Ela deve ser solicitada apenas por quem não foi obrigado a entregar declaração de Imposto de Renda nos últimos cinco anos. Menores de 16 anos só podem ter regularização pedida por responsáveis legais.

Passo 4: na tela acima, clique em “Pela internet, se o CPF estiver na situação cadastral suspensa”. Depois, insira dados para identificação como o número do documento, seu nome completo, nascimento, naturalidade, entre outros, que são essenciais para uma identificação correta. Lembre-se que tanto o seu nome quanto o nome de sua mãe deve ser escritos da mesma maneira que estão registrados na Certidão de Nascimento ou de Casamento, para evitar problemas futuros.

Após preencher o formulário, é só clicar em “enviar”. Em raros casos é preciso que se compareça a uma unidade de atendimento da Receita Federal.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2