23 de dezembro de 2024
Universo

Saiba como foi teste do primeiro sistema de defesa planetário que tentou redirecionar meteoro

Ação foi apenas um experimento e, segundo os cientistas da Nasa, nenhum dos objetos chegou a apresentar qualquer ameaça real à Terra
O final do voo espacial suicida aconteceu nesta segunda-feira (26), 10 meses após lançamento da espaçonave. (Imagem reprodução)
O final do voo espacial suicida aconteceu nesta segunda-feira (26), 10 meses após lançamento da espaçonave. (Imagem reprodução)

Em um teste espacial a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra, parte da chamada missão DART, algo como “Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide”, uma espaçonave da Nasa se chocou contra um asteroide distante em no teste do primeiro sistema de defesa planetário do mundo, projetado para evitar uma possível colisão de meteoro com a Terra.

O final do voo espacial suicida aconteceu nesta segunda-feira (26), 10 meses após o lançamento do Dart. Houve até mesmo uma transmissão ao vivo que mostrou imagens tiradas pela própria câmera do Dart antes de se chocar com o asteróide Dimorphos, que tem o tamanho de um estádio de futebol. De acordo com informações da Nasa, a missão foi feita para saber se uma espaçonave seria capaz de mudar a trajetória de um asteroide por meio de força cinética, mas o resultado do teste só estará disponível em novas observações terrestres do asteroide, o que pode levar semanas.

Funcionários da NASA, porém, teriam dito que a espaçonave funcionou conforme o planejado. É importante dizer, porém, que nenhum dos objetos chegou a apresentar qualquer ameaça real à Terra, segundo os cientistas da Nasa, além de que criar um novo risco existencial por engano era algo impossível. O asteroide, inclusive, foi escolhido por ser relativamente perto e por oferecer a possibilidade de monitorar se a mudança de trajetória foi obtida sem oferecer riscos. A Nasa investiu mais de US$ 330 milhões no programa.


Leia mais sobre: / Mundo