A tecnologia não tem idade. Prova disso é que 45 idosos de Aparecida de Goiânia iniciaram, nesta terça-feira (19), um curso gratuito de informática que vai ajudá-los a manejar computadores e celulares, aprendendo desde o acesso a redes sociais e aplicativos de bancos até a prevenção contra golpes virtuais.
Com duração de três meses, as aulas acontecem às terças e quintas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Projeto Conviver, na Vila Brasília. O curso faz parte do programa Cidadão Tech 60+, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Aparecida e o Governo de Goiás, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Na aula inaugural, os alunos receberam as boas-vindas dos secretários João Pedro Almeida (Ciência e Tecnologia) e Mayara Mendanha (Assistência Social). Também estiveram presentes o ex-prefeito Gustavo Mendanha e o secretário estadual José Frederico Lyra Netto, que representou o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e o vice-governador Daniel Vilela.
“Nosso serviço é incentivar a autonomia e a independência de vocês. Por isso, estamos melhorando cada vez mais o Projeto Conviver”, disse Mayara. Já Frederico destacou que “não existe idade para aprender” e que o programa tem o objetivo de garantir que a população idosa não fique à margem da era digital.
A iniciativa busca não apenas aproximar os idosos das novas tecnologias, mas também reforçar a segurança digital. “Eu acredito que essas aulas serão muito proveitosas e servirão bastante no dia a dia”, afirmou João Pedro Almeida.
Para os alunos, a expectativa é grande. Aos 83 anos, dona Maria Rodrigues de Sousa e Silva, moradora do Setor dos Afonsos, resumiu o sentimento da turma: “Estou animada, a gente tem que estar, não é? O que eu mais espero é aprender a mexer no celular”.
Leia mais sobre: Idoso / Inclusão digital / Prefeitura de Aparecida / Aparecida de Goiânia / Cidades

