22 de novembro de 2024
Agronegócio

Safra 2022/2023 atinge recorde na produção de grãos, com alta de 18,4%

A soja ainda é o produto com maior volume colhido no país, com produção recorde estimada em 154,6 milhões de toneladas, crescimento de 23,2%
Dos grãos cultivados no país, a soja ainda é o produto com maior volume colhido. Foto: Reprodução
Dos grãos cultivados no país, a soja ainda é o produto com maior volume colhido. Foto: Reprodução

A produção de grãos da safra 2022/2023 no Brasil atingiu recorde. A alta é de 18,4% em comparação com a safra anterior, de 2021/2022. Os dados são do 12º Levantamento da Safra de Grãos, que foram divulgados nesta quarta-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Conforme o órgão, a produção de grãos total estimada é de 322,8 milhões de toneladas, um acréscimo de 50,1 milhões de toneladas em relação ao período anterior. No relatório, a Conab apontou que o aumento é resultado da melhor produtividade média das lavouras e, também, da ampliação das áreas plantadas.

Grãos em destaque

Dos grãos cultivados no país, a soja ainda é o produto com maior volume colhido. A produção desta safra teve crescimento de 23,2%, com estimativa de 154,6 milhões de toneladas. Ainda nesse sentido, para o milho também é esperada a maior colheita já registrada na série histórica. Nas três safras do cereal, a produção deverá chegar a 131,9 milhões de toneladas, incremento de 18,7 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior.

Com exceção do Rio Grande do Sul, afetado pelo fenômeno climático La Niña, todos os demais estados tiveram clima favorável para a produção nas lavouras, segundo a companhia. “Nesta temporada, a soja apresentou recuperação de produtividade em Mato Grosso do Sul, no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, também houve melhora no desempenho das lavouras, porém limitado devido às condições climáticas não favoráveis durante o desenvolvimento da oleaginosa”, explicou a Conab.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: Economia