03 de setembro de 2024
Visibilidade trans

Sabrina Garcez se compromete a trabalhar pela visibilidade trans em Goiânia

A parlamentar ressalta que apesar da transfobia ser crime no Brasil desde 2019, o país está há 13 anos no topo da lista onde mais matam pessoas trans no mundo
Sabrina Garcez homenageou 50 trans e travestis na Câmara. (Foto: Divulgação)
Sabrina Garcez homenageou 50 trans e travestis na Câmara. (Foto: Divulgação)

Durante Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira (7), a vereadora Sabrina Garcez homenageou 50 pessoas trans e travestis ao dia de visibilidade trans. Entre elas, profissionais de diversas áreas como educação, direito, nutrição, serviço público, artes, estética, entretenimento.

Na ocasião, Sabrina Garcez colocou seu gabinete e seu mandato à disposição da comunidade e se comprometeu a trabalhar, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, para que políticas públicas avancem no sentido de promover uma presença cada vez maior de pessoas trans nas escolas, nas universidades, no mercado de trabalho e em todos os espaços públicos e privados.

“Eu não passei pelo que vocês passaram, mas equanto vocês não tiverem um representante ou uma representante aqui, vocês podem contar com nosso mandato. Solidário a dor de vocês e de braços dados para que a gente enfrente essa onda conservadora que chegou aqui na Câmara Municipal”, enfatizou.

De acordo com a parlamentar, apesar da transfobia ser crime no Brasil desde 2019, nosso país está há 13 anos no topo da lista dos lugares que mais matam pessoas trans no mundo. “Isso significa que falhamos enquanto parlamento, mas acima de tudo falhamos enquanto sociedade”, comentou.

“Essa homenagem não é uma data meramente condecorativa, é um ato político que grita que é urgente uma política tranversal entre os poderes” argumentou Sabrina. Para Sabrina, é necessária a criação de uma campanha de conscientização, especialmente entre os entes institucionais, que  também são responsáveis por promover o ódio contra a comunidade trans.

“Sei ainda que conquista de uma Casa da Acolhida para pessoas LGBTQIA +  será fundamental para receber pessoas sem moradia, expulsas de casa e vítimas de violência”, observou.

Visibilidade trans

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado anualmente em 29 de janeiro, e celebra, desde 2004, o orgulho, a existência, a conscientização e a resistência da comunidade trans e travesti, dentro do movimento LGBTQIA+ no Brasil.


Leia mais sobre: / / Política

Comentários