05 de dezembro de 2025
Ciência e Tecnologia • atualizado em 08/09/2025 às 08:02

Rússia anuncia vacina gratuita contra o câncer pronta para uso clínico

A documentação científica já foi enviada ao Ministério no fim do verão passado, e a expectativa é de que a liberação aconteça em breve
A EnteroMix será inicialmente utilizada para pacientes com câncer colorretal. Foto: Reprodução.
A EnteroMix será inicialmente utilizada para pacientes com câncer colorretal. Foto: Reprodução.

A Agência Médica e Biológica Federal da Rússia (FMBA) anunciou que sua vacina contra o câncer, chamada EnteroMix, concluiu a fase de testes pré-clínicos e está pronta para ser aplicada em pacientes, aguardando apenas a autorização do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito pela diretora da agência e ex-ministra da Saúde, Veronika Skvortsova.

Segundo a FMBA, a documentação científica já foi enviada ao Ministério no fim do verão passado, e a expectativa é de que a liberação aconteça em breve. A vacina foi desenvolvida a partir de quatro vírus não-patogênicos, capazes de destruir células malignas e estimular o sistema imunológico contra o tumor.

Resultados promissores

De acordo com Skvortsova, os testes mostraram alta segurança, inclusive em aplicações repetidas, e eficácia considerada “expressiva”. “Os estudos comprovaram redução significativa no tamanho e desaceleração do crescimento de tumores, variando entre 60% e 80%, além de aumento nas taxas de sobrevivência, o que é extremamente importante”, afirmou.

A EnteroMix será inicialmente utilizada para pacientes com câncer colorretal. Estudos clínicos preliminares já estão em andamento desde junho do ano passado, envolvendo 48 voluntários. Até o momento, os efeitos colaterais relatados foram “muito leves”, segundo o oncologista-chefe do Ministério da Saúde, Andrei Kaprin.

Outras vacinas em desenvolvimento

Paralelamente, a FMBA trabalha em versões da vacina direcionadas a outros tipos de câncer de alta letalidade, como o glioblastoma, tumor cerebral agressivo que ultrapassa a barreira hematoencefálica e melanomas de diferentes formas, inclusive aqueles que atingem os olhos.

Vacinação gratuita

De acordo com o governo russo, uma vez aprovada, a vacina será disponibilizada gratuitamente para pacientes na rede pública de saúde. A Rússia também conduz pesquisas avançadas para o desenvolvimento de uma vacina contra o HIV, prevista para estar pronta nos próximos anos.


Leia mais sobre: / / / / Mundo / Saúde / Variedades