Os dados apresentados pelo Observatório de Segurança Pública mostraram diminuição na violência no campo, em2020, em relação aos primeiros nove meses de 2019. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, a criação do Batalhão Rural da Polícia Militar e fortalecimento da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais da Polícia Civil “são fatores determinantes nos resultados positivos”.
De acordo com os números da SSP, os roubos às propriedades rurais em Goiás tiveram queda de 42,40% de janeiro a setembro de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019. Segundo o secretário da pasta, Rodney Miranda, os resultados cumprem um pedido do governador Ronaldo Caiado que tem como uma das prioridades de seu governo diminuir a violência em todo o estado. “O enfrentamento à violência na zona rural é um dos principais eixos na administração do governador Ronaldo Caiado e temos cumprido isso como muito rigor. O resultado tem sido altamente positivo, uma vez que somos referência para outros Estados e até mesmo alguns países. Os produtores rurais e famílias que vivem no campo também reconhecem este trabalho”, completou Rodney.
A política de combate à violência no campo em Goiás chamou a atenção dos profissionais de segurança do estado e atraiu a atenção de outros estados e até de outros países, que vieram a Goiás compreender como funciona esse trabalho, como explica Rodney Miranda. “O que queremos é combater a criminalidade no campo e contribuir com os outros Estados com o que estiver ao nosso alcance. Hoje estamos servindo como referência, devido a atenção que o governador Ronaldo Caiado determinou que tivéssemos em relação aos crimes no campo. Goiás está totalmente aberto para somar aos outros Estados”.
Desde o início de seu governo, e até na campanha, o governador Ronaldo Caiado coloca o combate à violência em Goiás como uma das prioridades de seu governo. Em quase todos os eventos do Governo de Goiás, Caiado prestigia e incentiva os profissionais da segurança pública nessa guerra ao crime. “Meu reconhecimento de público às polícias Civil e Militar, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, por esse espírito público. Este é um compromisso do governo. A sociedade goiana tem de viver com tranquilidade. Não pode ser reprimida por aqueles que acham que vão ter espaço na criminalidade e vão ter proteção ou vista grossa do governo. Eles terão sobre si a mão forte do Estado. Nós não nos curvaremos, seja qual for o nível de criminalidade, ou com quais proteções eles queiram se apresentar”, pontuou Ronaldo Caiado.
Leia mais sobre: Destaque 2 / Notícias do Estado / Política