O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) propõe criar uma delegacia especializada no combate aos maus-tratos contra animais separada da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).
A proposta consta em seu plano de governo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento também aborda outras ideias voltadas para a causa animal, como a implantação de um Hospital Estadual de Veterinária.
As propostas do governador para essa área incluem, ainda, “ampliar o fornecimento de atendimento clínico e de vacinação utilizando veículos veterinários de castração” e “elaborar uma política de conscientização de não abandono nas escolas”.
Segundo Caiado, o cuidado com os animais “pode ser considerado uma questão de saúde pública ou de meio ambiente”. Seu plano de governo diz que “essa é uma questão de âmbito social e criminal, pela qual o Estado tem que trabalhar com afinco para intensificar ações que evitem esse ciclo de abandono”.
Entre todos os candidatos ao Palácio das Esmeraldas, o atual governador é o único que registrou projetos para a causa animal no documento enviado ao TSE. No entanto, o assunto se faz presente em outras campanhas. Gustavo Mendanha (Patriota), por exemplo, não está usando foguete em suas agendas.
Leia mais sobre: eleicões / Ronaldo Caiado / Política