O governador Ronaldo Caiado (DEM) inaugurou neste sábado (13) o oitavo Hospital de Campanha, em Uruaçu. Segundo o governo, neste momento a unidade será destinada totalmente a pacientes vítimas da covid-19. Com 186 leitos, sendo 68 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 118 de enfermarias. Ainda de acordo com o governo de Goiás, este foi um investimento de R$ 117 milhões, considerada, portanto, a maior obra na área da saúde da região.
Caiado esteve na inauguração da unidade junto com o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, e afirmou que o hospital tem um padrão semelhante aos melhores do país, cuja a unidade, agora, desafogará os demais hospitais do estado neste momento de pandemia.
“O Hospital de Enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN) é unidade com padrão entre os melhores do país. Isso mostra o potencial e a capacidade (da atual gestão) para desafogarmos um pouco a carga enorme que outros hospitais estão sofrendo”, acrescentou.
O governador chegou a lembrar que esta unidade já havia sido inaugurada pela gestão passada, contudo “nunca atendeu sequer um paciente”.
“Nunca atendeu sequer um paciente. Você, cidadão simples, ao chegar aqui será tratado dignamente em um hospital que vai respeitar as pessoas e vai oferecer a você o que existe de melhor em termos de aparelhagem, exames e tratamento clínico”, observou.
O Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, falou da importância dessa unidade de saúde para o estado, mas enfatizou que a população precisa colaborar com medidas de segurança neste momento para enfrentamento contra a covid-19.
“São quase 200 leitos sendo ofertados aqui, mas só isso não é suficiente para combater a pandemia. Precisamos que a população se conscientize. Precisamos evitar a disseminação do vírus. Se tiver muita gente contaminada, qualquer leito que se abrir não será suficiente”, completou.
Também participaram da solenidade de inauguração o prefeito de Uruaçu, Walmir Pedro; a diretora-geral do hospital, Anamaria de Sousa Arruda; o diretor administrativo e financeiro, Leandro Barbosa; o diretor técnico, Emilio Pena; e o superintendente de relações institucionais da Agir, Sérgio Daher.
Leia mais sobre: Hospital / Inauguração / Uruaçu / Destaque 2 / Saúde