Ronaldo Caiado (UB) fez neste domingo seu último discurso durante o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, enfatizando a segurança pública como sua marca de governante por dois mandatos. O governador afirmou que segurança pública é condição fundamental para “a verdadeira independência de uma nação, ao resguardar a autoridade do Estado diante do crime”.
Nós podemos comemorar o 7 de Setembro porque aqui não tem território ocupado por bandido, nem facção atuando no Estado de Goiás. É a maior segurança pública do Brasil, com todos eles desfilando aqui com vocês – Ronaldo Caiado
No fim do seu sétimo ano de governo, e próximo de deixar o cargo para uma pré-campanha oficial à Presidência da República, o governador passou em revista à tropa, participou do hasteamento do Pavilhão Nacional e da execução do Hino Nacional Brasileiro.
Autoridades e público de 5 mil pessoas
Ele estava acompanhado do comandante de Operações Especiais do Exército, general Sérgio Alexandre de Oliveira, do vice-governador Daniel Vilela, do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e da cúpula da Segurança Pública de Goiás.
O desfile teve a participação de aproximadamente 4 mil integrantes, entre 2,5 mil agentes das forças militares, bem como representantes de instituições civis, escolas e sociedade organizada. O público presente na Avenida Tocantins foi estimado em aproximadamente 5 mil pessoas.
“Trabalho com honestidade, botando para valer o amor e o espírito público para que, ao terminar o meu mandato, eu possa caminhar pelas ruas não só de Goiânia, mas de todo o Estado. Eu não precisarei mudar de Goiás, porque o povo me atende com carinho e me deu agora uma aprovação de 88%, nunca atingida nesse país”, sublinhou Ronaldo Caiado durante seu último discurso de 7 de Setembro como governador. Ele fazia referência ao resultado da pesquisa Quaest divulgada no final de agosto último.
Leia também: Lula no 7 de Setembro: “Brasil não será colônia de ninguém” em recado aos EUA e Bolsonaro; vídeo
Desfile na Tocantins
As autoridades acompanharam o evento do palanque oficial. As tropas militares abriram a celebração marchando e, ainda, em desfile motorizado, de cavalaria e aéreo.
Integraram a cerimônia, em ordem, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar do Estado de Goiás, os Colégios Militares, o Corpo de Bombeiros Militar, a Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Civil, a Polícia Científica, a Polícia Penal, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor de Goiás (Procon Goiás) e o Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia).
Incentivo financeiro às bandas marciais
Bandas marciais de seis colégios da rede estadual iniciaram a parte civil do desfile. Caiado destacou como a educação foi resgatada em suas gestões, permanecendo como um dos eixos de investimentos de seu governo desde 2019.
Ele mencionou o incentivo ao civismo e ao patriotismo no ambiente escolar, com projetos das bandas marciais apoiados diretamente pelo Governo de Goiás. Somente neste ano, bandas, fanfarras e corais receberam R$ 1 milhão em investimentos, destinados por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC).
Leia mais sobre: 7 de Setembro / Ronaldo Caiado / Último discurso no cargo / Goiânia / Notícias do Estado / Política

