A partir desta sexta (22) até 1º de julho, Trindade (GO) deve receber 2,5 milhões de visitantes para a Romaria do Divino Pai Eterno, uma das maiores do Brasil.
O evento teve início na década de 1840, quando um casal encontrou na beira de um riacho um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Maria.
A peça foi replicada em estátua e virou objeto de devoção dos católicos. No final do século 19, o trajeto foi oficializado por missionários redentoristas e disseminado na região.
Os romeiros fazem um percurso de 18 quilômetros, que vai de Goiânia até o Santuário Basílica, no centro de Trindade, pela rodovia GO-060.
Para o padre Robson de Oliveira, presidente da Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno), que ajuda na organização da festa, a estimativa é que 300 mil pessoas façam esse trajeto nos dias de evento.
Durante a festa estão previstas 121 missas, algumas delas devem atrair mais de 200 mil pessoas. No último dia, acontece a missa solene da festa às 8h e à noite, a procissão luminosa da praça da igreja Matriz, a mais antiga da cidade, até o Santuário Basílica.
A prefeitura da cidade também organiza uma programação paralela com shows sertanejos.
Trindade recebe cerca de quatro milhões de visitantes por ano. Segundo Oliveira, a cidade se prepara para receber ainda mais turistas, incluindo um novo santuário com capacidade para 35 mil pessoas e que deve ser inaugurada até o fim de 2018.
Mais informações no site paieterno.com.br (Folhapress)
{nomultithumb}
Leia mais:
Carreiros já estão em Romaria para Trindade
Leia mais sobre: Cidades