05 de dezembro de 2025
Fé Católica

Romaria do Muquém começa em Niquelândia com expectativa de 500 mil fiéis até 15 de agosto

Maior festa religiosa do Norte goiano reúne fé, tradição e articulações políticas; expectativa é de 500 mil romeiros até o encerramento das celebrações, no dia 15
Romaria de Muquém é a mais antiga festa religiosa de Goiás, com 277 anos de devoção. (Foto: TV Brasil Central)
Romaria de Muquém é a mais antiga festa religiosa de Goiás, com 277 anos de devoção. (Foto: TV Brasil Central)

Começou nesta terça-feira (5) a 277ª Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, que deve reunir até 500 mil romeiros em Niquelândia até o próximo dia 15 de agosto, quando ocorre a missa de encerramento. A abertura da maior festa religiosa do Norte goiano foi marcada por fé, emoção e presença de lideranças políticas a pouco mais de um ano das eleições.

A Missa Solene de abertura, celebrada no Santuário do Muquém, foi presidida por Dom Giovani Carlos Caldas Barroca, bispo da Diocese de Uruaçu, e concelebrada pelo padre Cornélio José dos Santos, que estreia como reitor do santuário nesta edição. Com o tema “Com Maria, Mãe da Abadia, renovamos nossa fé e esperança”, a romaria se estende por dez dias de celebrações que mobilizam fiéis de todo o estado e de outros pontos do país.

Fé e política de mãos dadas

Durante a missa de abertura, o prefeito de Niquelândia, Eduardo Moreira (Novo), participou do evento ao lado da primeira-dama Claudia Moreira e de lideranças como o senador Vanderlan Cardoso (PSD), o deputado federal José Nelto (UB) e o deputado estadual Lineu Olímpio (MDB). O gesto simbólico de entregar a “chave da cidade” à padroeira emocionou os fiéis e reforçou o tom de fé e devoção na gestão.

“Hoje, volto aqui como prefeito eleito e, com o mesmo gesto de fé, entrego novamente essa chave à nossa Mãe Santíssima”, declarou Eduardo, lembrando que sua candidatura foi oficializada no mesmo dia da saída da santa peregrina, em 2023.

Estreia de padre Cornélio e estrutura reforçada

Pela primeira vez, Padre Cornélio está à frente da romaria como reitor, sucedendo o padre Aldemir Franzin, que comandou a festa por 26 anos. A programação inclui seis missas diárias, com a primeira às 7h, transmitida pela TV Brasil Central. Uma capelinha moderna e portátil foi apresentada para proteger a imagem peregrina nas caminhadas.

O santuário, com capacidade para 22 mil fiéis sentados, está pronto para receber multidões nos próximos dias, com destaque para o feriado do dia 15, quando ocorre o pico de público na missa de encerramento.

Apoio ao romeiro e logística

O governo estadual e a prefeitura montaram um esquema robusto de acolhimento. O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), no km 30 da Rodovia da Fé (GO-237), oferece refeições, banheiros, atendimento médico, wi-fi, área de camping e espaço para oração, funcionando 24h com mais de 100 profissionais.

A Romaria do Muquém tem 277 anos de história, sendo a mais antiga de Goiás. Com raízes na devoção mariana desde o século XVIII, o evento mistura fé popular, tradições sertanejas e manifestações culturais, atraindo fiéis a pé, a cavalo, de bicicleta ou em grandes caravanas.

Programação

O ponto alto da festa será no feriado de quinta-feira, 15 de agosto, com a missa campal às 9h no Santuário, seguida de uma grande procissão com a imagem da padroeira pelas ruas da cidade. Também haverá missas especiais nos dias 12, 13 e 14 à noite, com intensa participação dos romeiros.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado