{nomultithumb}
Começa nesta sexta-feira (28), a tradicional Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. São esperados 3 milhões de devotos durante os próximos dez dias. A programação da festa conta com missas, novenas, bênçãos e o tradicional desfile de carreiros. Além de, shows com o padre Fábio de Melo e Sérgio Reis e uma exposição sobre a cultura goiana. (Veja a programação completa).
Os romeiros já estão na estrada em direção a Trindade, seja a pé, de carro de boi, de mula ou a cavalo, muitos chegam a vir de outros estados para reforçar a devoção ao Divino Pai Eterno.
Aqueles que preferem fazer a caminhada partindo de Goiânia, a partir do terminal Padre Pelágio, onde começa a Rodovia dos Romeiros. Nesse caminho, são 18 km a pé até o Santuário Basílica, o percurso é feito em quatro ou cinco horas, em média.
Durante o percurso os romeiros podem contar com o apoio da barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) com o Centro de Apoio ao Romeiro que oferece estrutura para servir lanches, e também para descanso.
Para evitar acidentes durante a caminhada, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomenda alguns cuidados como: andar pelo acostamento no sentido contrário à pista; utilizar colete refletivo para facilitar a visualização; evitar cruzar a pista e andar em fila indiana. E também o cuidados com a saúde: usar calçados confortáveis; vistir roupas leves e chapéus para se proteger do sol; usar protetor solar; tomar muita água; levar pequenos lanches; evitar o sol quente das 10 às 16 horas e em caso de bolhas nos pés, parar e ver a gravidade.
Transporte Coletivo
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), informa que reforçou a quantidade de ônibus para atender os romeiros que passam pelo Terminal Padre Pelágio. Serão colocados veículos extras na linha 112 – Terminal Trindade/Padre Pelágio até o dia 7 de junho.
O patrulhamento foi reforçado na cidade. Cerca de 3 mil policiais militares vão cuidar da segurança. A Polícia Civil montou quatro postos: na Basílica, na Igreja Matriz, no 1º Distrito Policial, que vai funcionar 24 horas, e a sede regional. Nesses pontos, as pessoas podem fazer denúncias e registrar ocorrências.Ambulâncias do Corpo de Bombeiros também estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade.
Leia mais sobre: Divino Pai Eterno / Fé / Trindade / Cidades