O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz lança, nesta terça-feira (12), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para modernizar os procesos da administração municipal.
Com a implantação do projeto, todos os processos da prefeitura serão digitalizados. ”Entramos de vez na era da modernidade, da eficiência com economia de gastos e ainda mais transparência da gestão pública”, afirma Rogério Cruz.
A plataforma começou a ser desenvolvida em novembro do ano passado com objetivo de otimizar tramitações de processos, dar maior eficiência à gestão, e eliminar a utilização de papel. Desde então, foram criados ambientes de treinamento dentro do site da prefeitura, e servidores passaram por cursos de formação para aprender a utilizar a nova ferramenta, que começará a ser operada na Semad.
O secretário de Administração, Eduardo Merlin, diz que, inicialmente, os órgãos municipais já sentirão os impactos da utilização do SEI, e que a mudança se dará de forma gradativa em todas as pastas. ”A redução de custos operacionais, a digitalização e facilidades para armazenar documentos, e a comunicação em tempo real serão mantidas e, ao mesmo tempo, simplificaremos o atendimento. Dessa forma, daremos respostas mais rápidas ao cidadão”, avalia.
Inovação
O SEI já é utilizado na esfera pública federal, e foi oficialmente inaugurado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em 2009. A cessão do direito de uso é regulada por Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal, que permite a transferência de tecnologia para uso no âmbito municipal, de forma gratuita. A partir daí, o sistema será adequado à formatação da estrutura administrativa da capital.
O sistema objetiva segurança, transparência, economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da ação governamental. Entre as principais características, estão a substituição do papel como suporte analógico para documentos institucionais, simplificação do atendimento ao usuário e celeridade na tramitação de processos.
Leia também:
- Projeto que restringe porte de arma na Câmara Municipal será apreciado nesta terça-feira (12)
- Laudo cadavérico aponta que idosa morta no Hugo não foi vítima de asfixia
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Cidades