O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) recebeu, no fim da tarde desta quinta-feira (2), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), para tratar de detalhes a respeito da implantação do Hospital do Câncer. Na ocasião, o chefe do executivo estadual recebeu das mãos de Cruz a cópia da lei municipal nº 10.784, que isenta a cobrança de impostos para a transferência do terreno que pertencia à Embrapa, doado pelo governo federal ao Estado para a implantação da unidade de saúde.
“Com este último documento [a lei já publicada], teremos a condição de receber do governo federal a doação da área. Muito obrigado a todos que ajudaram e vão continuar ajudando a rede estadual de tratamento oncológico para atender com melhor qualidade o povo goiano”, comemorou Caiado em agradecimento ao prefeito e à Câmara Municipal de Goiânia, que aprovou o texto posteriormente sancionado pelo prefeito.
Rogério Cruz ressaltou a importância do hospital para Goiânia e para todo o Estado de Goiás. “Como gestor desta cidade, faço questão de entregar pessoalmente a lei, que já está no Diário Oficial do Município e que libera a área para fazer a construção e, em breve, entregar à nossa cidade e ao Estado esse hospital”, declarou Rogério Cruz.
A aprovação em definitivo pela Câmara Municipal de Goiânia, na sessão desta quinta-feira, da isenção das taxas de desmembramento do terreno cedido pela União ao Governo de Goiás para construção do Hospital Estadual do Câncer é mais um passo em direção à implantação do projeto. O novo hospital irá consolidar a rede estadual de tratamento oncológico, que será iniciada ainda este mês com a implantação de uma ala no Hospital Estadual do Centro-Norte (HCN), em Uruaçu.
“Foi um processo legislativo de grande importância. Esse hospital vai representar um grande avanço não só no aspecto da saúde, para Goiânia e o Estado, mas também pelo lado social. Por isso ele foi resolvido em um rito raríssimo, rápido, sucinto”, explicou o vereador Anselmo Pereira, que representou a Câmara de Goiânia no ato da entrega do documento ao governador.
O futuro Hospital Estadual do Câncer vai funcionar como unidade referência, com atendimento clínico e cirúrgico, quimioterapia, radioterapia e UTI especializada. O terreno cedido para a instalação do futuro Hospital Estadual do Câncer fica próximo à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e à BR-153.
“São 17 hectares para construirmos o hospital estadual, que será a maior referência não só no Centro-Oeste, mas no Brasil, no tratamento de câncer”, finalizou o governador Ronaldo Caiado.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Hospital do Câncer / Prefeitura de Goiânia / Ronaldo Caiado / Cidades / Política