Após uma fala em que o prefeito de Goiânia Rogério Cruz diz que é um favor pagar o salário dos servidores goianienses em dia, o chefe do executivo foi criticado. Na fala, o prefeito diz que tem capitais brasileiras que ainda não pagaram os salários de servidores, sugerindo que os de Goiânia “levantem a mão pro alto” porque pelo menos estão efetivando os pagamentos. Uma mulher rebate a fala, dizendo que isso não é um favor.
“Ah, então se você não quer entender, filha, se você não acha que é favor, então me desculpe”, disse o prefeito do executivo depois de ser confrontado pela mulher.
Em declaração dada por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, Rogério Cruz diz que o trecho foi distorcido e que ele estava explicando a responsabilidade com os recursos públicos e o compromisso em pagar os salários em dia. “Pareceu que eu mencionava isso como um favor, mas não é. O salário é o mínimo que qualquer gestor tem que fazer”, defende.
Em seguida, Rogério diz que o compromisso que tem com os servidores não é discurso, afirmando ser “o prefeito que mais fez pelos trabalhadores e trabalhadoras do município de Goiânia”, dizendo ser uma “realidade inquestionável”. O prefeito então cita que, nos primeiros três anos de gestão, quitou três datas-bases, o piso do magistério, garantiu a volta do quinquênio e implementou o auxílio locomoção para professores temporários e servidores administrativos da educação.
“Além disso, atualizamos os planos de carreira dos servidores operacionais da prefeitura de Goiânia, dos guardas civis metropolitanos, dos auditores fiscais, dos procuradores e concedemos outros benefícios aos agentes de trânsito. Aos profissionais da saúde, para secretários escolares e diretores também fizemos o mesmo. Foram ações reais, efetivas, que foram negligenciadas por partidos desses mesmos que hoje buscam ganhos eleitoreiro”, disse.
Críticas
Sobre os que “hoje buscam ganhos eleitoreiro”, dois pré-candidatos a prefeitura de Goiânia utilizaram as redes sociais para criticar a fala de Rogério Cruz, sendo eles Gustavo Mendanha (Patriota) e Adriana Accorsi (PT). Pelo X (antigo Twitter), Mendanha diz que escutou a fala do prefeito na rádio.
“Parrei aqui agora, acabei de escutar aqui no rádio um áudio do prefeito da capital dizendo que é favor pagar funcionário. Por favor, prefeito, faça isso não, são os servidores que tanto ajudam a gente, que cuidam da cidade, que tem dado seu melhor para cuidar da população goianiense. Não faz isso não”, afirmou Mendanha, colocando o vídeo da fala de Rogério logo em seguida.
Após o vídeo, da fala de Rogério Cruz, Mendanha questiona se “tem base” a fala, e sugere novamente que o prefeito não faça isso. “Faz isso não, ‘Rogerão’, ajuda, amigo, ajuda”, diz.
Já Adriana Accorsi diz ser humilhante o que o prefeito tem feito com os servidores e servidoras do município. “É uma humilhação o que o prefeito de Goiânia tem feito com os servidores e servidoras da nossa capital. Disse que está fazendo um favor em pagar. Esses trabalhadores se dedicam muito e são fundamentais para o bom funcionamento da cidade. Merecem respeito e cuidado!”, publicou.
Leia mais sobre: Adriana Accorsi / Críticas / Gustavo Mendanha / Prefeito / Prefeitura de Goiânia / Rogerio Cruz / servidores / Cidades