O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, concedeu uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (30) para apresentar o balanço da vacinação na capital até o momento e anunciou que sua gestão oferecerá drive-thru também para vacinas da Pfizer.
“A possibilidade, segundo o Ministério da Saúde, é que as doses que vamos receber a partir da próxima semana são doses maior parte da Pfizer, e agora já estamos preparados para receber dose da Pfizer e montarmos estruturas para poder aplicá-las, inclusive, em drive-thru”, explicou Rogério.
O imunizante da Pfizer exige uma estrutura diferente outras vacinas devido à necessidade de armazená-la em baixa temperatura, como as estruturas até agora que são montadas para um drive permitiam dar segurança ás vacinas, a prefeitura optava por aplicá-las apenas em unidades de saúde.
Cruz falou que a expectativa é boa para os próximos dias e garantiu que a vacinação até agora, em Goiânia, é positiva. O gestor comemorou um milhão de doses aplicadas até esta terça-feira.
“O balanço até hoje tá sendo positivo, inclusive comemorando um milhão de doses aplicadas entre primeira, segunda e dose única, estamos muito satisfeitos com a Secretaria de Saúde, da equipe de imunização”, disse.
Questionado sobre a volta às aulas em Goiânia, o prefeito diz que essa volta é segura e que todos os professores que ainda não receberam a segunda dose da vacina anticovid, a Secretaria de Saúde e de Educação farão uma trabalho e conjunto para compreender a possibilidade de vaciná-los ainda essa semana.
“O avanço da vacinação abrange todas as áreas, não só da educação. Nós estamos preparando para voltar com as aulas no dia 16. Estamos com um estudo para os professores que ainda não tomaram a segunda dose, possam tomar, de acordo com a possibilidade. Alguns já tomaram devido à idade, outros por comorbidades e aqueles que ainda não tomaram a segunda dose, estamos vendo junto à Secretaria Municipal de Saúde e Educação para que isso aconteça, se possível ainda essa semana, se possível for, para que todos possam retornar com as aulas com segurança”, pontuou Cruz.
Rogério Cruz avalia que no momento os decretos estão sendo respeitados com responsabilidade e que a taxa de ocupação em leitos de UTI em Goiânia é estável.
“Graças a Deus, a ocupação da taxa de UTI está bem estável, a gente pode observar que mais ou menos há um mês temos uma taxa de UTI bem estabilizada , os decretos que temos analisados junto ao COI, Secretaria de Saúde e com o setor empresarial todos esses decretos estão sendo com responsabilidade”, avalia.
O chefe do Executivo reforçou que todas as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são eficazes e analisadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), portanto as pessoas podem ficar tranquilas e seguras. E enfatizou que o decreto que envia as pessoas para o final da fila que se recusam a receber vacina por causa de marca continua em vigor.
“Todos nós já sabemos, existe o decreto, está vigente e é importante lembrar as pessoas que todas as vacinas que chegam ao estado e chegam ao município de Goiânia, todas são avaliadas e analisadas pela Anvisa, então se chega e entra no Brasil é porque tem autorização, então são vacinas legais e aptas para estar nos braços de todas as pessoas”, concluiu o prefeito.
Leia mais sobre: vacina Pfizer / Destaque / Goiânia