Na edição desta quinta-feira (1º), o “Roda Viva” reprisa entrevista feita com o líder cubano Fidel Castro, morto em novembro. O programa, gravado em 1990, vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.
A entrevista foi apresentada pelo jornalista Jorge Escosteguy (1946-1996) e contou com participação de uma bancada formada pelos jornalistas Márcio Chaer, Clóvis Rossi, colunista da Folha de S.Paulo, José Antônio Severo, e Alceu Náder.
Fidel Castro respondeu perguntas sobre as mudanças que ocorreram com o país caribenho diante dos reflexos da Perestroika [reestruturação lançada por Mikhail Gorbachev antes do colapso da União Soviética], e sobre retaliações à suas posições políticas, como medo de algum atentado contra a sua vida.
Líder da Revolução Cubana e da única ditadura remanescente nas Américas, Castro morreu aos 90 anos no dia 25 de novembro, em Havana. O anúncio foi feito na TV estatal pelo seu irmão e sucessor, Raúl Castro.
Comandante do levante guerrilheiro que derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista em 1959, Fidel permaneceu no poder por 49 anos, até renunciar em favor de Raúl, em 19 de fevereiro de 2008.
O programa com o escritor e psiquiatra britânico Theodore Dalrymple, previsto para ser exibido nesta quinta, será reagendado.
Folhapress
Leia mais:
- Começa peregrinação com cinzas de Fidel até Santiago de Cuba
- Segundo dia de homenagens a Fidel terá comício com bolivarianos
- Começa a homenagem a Fidel Castro na Praça da Revolução de Havana
Leia mais sobre: Mundo