07 de agosto de 2024
Tecnologia

Robô da Prefeitura de Goiânia: novidade na interação no site; Sorridente, orienta o cidadão

(Prefeitura de Goiânia)
(Prefeitura de Goiânia)

Desde novembro de 2018, a Prefeitura de Goiânia disponibilizou um novo serviço de relacionamento entre o goianiense e o poder público. Contratou, sem concurso e sem nomeação comissionada, o “Robô da Prefeitura”, que está disponível no site www.goiania.go.gov.br . O objetivo da ferramenta digital é facilitar a busca pelo atendimento dentro do portal da administração e também dar acesso a serviços ofertados nas lojas do Atende Fácil da gestão. O Diário de Goiás, testou a ferramenta de interação e conversou na tarde desta sexta-feira (25/01) com o robozinho da prefeitura.

Sujeito de sorriso fácil, o Bot está sempre com rosto feliz, pronto a lhe atender. Funcionário contratado para trabalhar por 24 horas, em todos os dias, inclusive final de semana. Não é nenhum comissionado que possui um salário astronômico que eu ou você temos de pagar.

“- Olá! Estou aqui para te ajudar com os serviços oferecidos pela Prefeitura de Goiânia. Sobre qual serviço você gostaria de conversar?” é a forma como nosso robozinho inicia seu atendimento.

– Tudo bem?, pergunto.

– Desculpe. Não entendi 🙂 Posso conversar sobre IPTU/ITU, Filas do CMEI, Vagas de Emprego, e Processos. Para outros serviços posso te indicar uma página no site da Prefeitura de Goiânia.”

Com nosso robô, é melhor ir direto ao ponto. Quando questionado sobre emissão de boletos do IPTU, o Robôzinho pede o número da inscrição do imóvel e logo te encaminha a página onde você pode imprimir o boleto. De modo bem prático.

Caso questione sobre as filas em algum CAIS do município, nosso robozinho fornece links que levam a página da Secretaria da Saúde: bem genérico. Quando provocado sobre vagas de emprego, o Bot te pede para procurarmos o SINE e aponta o número de telefone do Sistema. Se perguntamos sobre a limpeza da cidade, o Robô fornece o link para a notícia: “Serviços de limpeza que já beneficiam toda a cidade”.

Provavelmente, se você for na ferramenta “Busca” da página da Prefeitura e fazer a procura pelo tipo de serviço ou informação que quer encontrar, economizará mais tempo.

A Prefeitura de Goiânia afirma que neste primeiro momento, haverá um número reduzido de serviços para informação. Espera-se que a ferramenta torne-se mais inteligente no futuro, apresentando uma maior gama de pautas.

O Robozinho é um robô mesmo e não há nenhum humano por trás. “Não há ninguém para atender a não ser o próprio Robô. Quando o interessado acessa a ferramenta e questiona sobre o serviço que deseja, digitada em linguagem natural, o software procura reconhecer o interesse do usuário e inicia um fluxo de conversação para obter mais informações e entregar a resposta desejada pelo cidadão. Além da alternativa de escrever a mensagem, o cidadão também pode acessar o menu, que trará algumas opções de serviços, principalmente, os mais requisitados”, destaca Celso Camilo, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec).

A Secretaria em conjunto com a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolverão a ferramenta para que o Robô possa aprender mais e prestar um serviço melhor.

O serviço é bom e tem tudo para dar certo. Mas é interessante buscar melhoras com respostas menos artificiais e genéricas e bem direcionadas para a necessidade do usuário do site. A Prefeitura promete melhorias. A iniciativa mostra arrojo tecnológico e interesse em melhor atender a população.


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