20 de dezembro de 2024
Cidades

RMTC suspende aplicativo Recarga Agora

A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) divulgou nota nesta quarta-feira (30) informando que o aplicativo Recarga Agora, que permitia ao usuário do transporte coletivo recarregar o Cartão Fácil utilizando cartão de crédito, será suspenso em Goiânia e Região Metropolitana por tempo indeterminado.

A medida atende aos questionamentos da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Goiás) e do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) devido à cobrança de um valor adicional, de 5%.

Segundo o Procon, foi contratada uma operadora de cartão de crédito, com negociação de percentual e aluguel da máquina. Com isso, o valor arrecadado pela recarga feita pelo usuário deveria ser repassado ao Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (SET), com desconto de taxa de conveniência de 5%.

No entanto, não era o SET que pagaria esse valor à operadora de cartão de crédito e, sim, o usuário. Para o Procon, a prática é abusiva e os contratos de concessão de serviços foram analisados pelo órgão para verificar a legalidade da terceirização.

 


Leia mais sobre: Cidades