21 de dezembro de 2024
Política

Rincón: “Iris deixou um rombo de R$ 300 milhões na Prefeitura”

Em entrevista ao jornalista Altair Tavares, pelo Jornal Realidade, da Rádio Vinha FM, o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincón, disse que o candidato do PMDB ao governo do Estado e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, deixou a Prefeitura com um déficit de R$ 300 milhões, e o abandono da capital se deve a ações realizadas da administração dele.

De acordo com Rincón, o peemedebista vem fazendo uma campanha de baixo nível  e não economizou críticas ao candidato. Confira a entrevista:

Altair Tavares: Presidente, essa eleição para o segundo turno, é uma campanha curta, o que o candidato Marconi Perillo já fez até agora?

Jaime Rincón: Bom, o candidato Marconi Perillo continua mantendo a sua agenda, idêntica a que foi feita no primeiro turno com as carreatas, visitando as entidades de classe, participando de debates, de entrevistas, divulgando seu programa de governo, mostrando o que ele já fez o que está fazendo, mas principalmente o que vai fazer por Goiás. Nós estamos numa campanha propositiva de alto nível, infelizmente não estamos tendo a mesma conduta do nosso adversário que insiste em baixarias, em ataques rasteiros grosseiros, montagens de fitas, acusações sem provas infundadas e até agora não apresentou nenhuma proposta concreta para o eleitorado de Goiás.

Altair Tavares: Presidente, o que se evidencia é que a disputa, ou pelo menos o conteúdo das campanhas eleitorais nesse segundo turno tende a ser bem mais duro entre os candidatos?
Jaime Rincón: Da nossa parte não. Nós vamos continuar mantendo os altos níveis, vamos continuar apresentando propostas, o governador Marconi Perillo quer debater Goiás, quer comparar o que ele fez com que o Íris Rezende diz que fez, porque existe uma diferença muito grande com que o Íris diz com que ele efetivamente fez. Nós não, nós temos uma história pra mostrar, nós temos o que o governo está realizando, mas principalmente nós temos condições de mostrar projetos e debater o futuro de Goiás com a sociedade, diferentemente do nosso adversário.

Altair Tavares: Em relação a debates, o candidato Marconi Perillo está disposto a debater com o candidato Iris Rezende?
Jaime Rincón: Claro que sim. O governador Marconi Perillo nunca fugiu do debate, infelizmente todas as vezes que esses debates aconteceram, Iris Rezende parte pro ataque rasteiro, grosseiro, perde o controle, começa a gesticular e não consegue desenvolver nenhum raciocínio. Mas o que é mais grave, é que o candidato Iris Rezende não tem nenhuma proposta concreta pra Goiás, é exatamente em função disso é que ele tenta essa campanha de desconstrução, agora os fatos são maiores do que todas essas mentiras que Iris Rezende vem tentando colocar aí pra sociedade. Iris Rezende nunca construiu um hospital e numa entrevista ele disse que tinha construído 40 em seguida falou 50, quer dizer, em menos de 30 segundos ele construiu mais 10 hospitais. Está caindo no descrédito exatamente por isso, eu acho e tenho repetido, o Íris está maculando a sua biografia e ele não merecia o final de carreira como ele está tendo, melancólico, o Íris não está respeitando a sua história e nem a sua biografia, ele poderia ter parado a mais tempo e hoje por não ter proposta, por ser desatualizado, retrógado ele só parte pro ataque rasteiro, eu repito, montagens grosseiras de fita, tentando incriminar as pessoas. O Iris se isolou exatamente em função disso, porque ele foi ficando atrasado não acompanhou o seu tempo, não acompanhou a evolução dos tempos e está aí agora nessa situação.

Altair Tavares: Jaime Rincón, que atua na coordenação da candidatura de Marconi Perillo, um dos assistentes de Marconi Perillo nessa campanha de agora ate o dia da eleição, faltando apenas 12 dias, qual é a prioridade do candidato daqui até lá?
Jaime Rincón: A prioridade do candidato Marconi Perillo é exatamente continuar com essa campanha propositiva de alto nível, debatendo com a sociedade, estar comparecendo a todos os convites que tem sido feito para que ele possa através da imprensa se comunicar com a sociedade, fazendo as carreatas participando de ações aqui em Goiânia, nós não vamos alterar em absolutamente nada a nossa campanha, o nosso programa eleitoral continuará sendo no mesmo nível propositivo, debatendo ideias e propostas para Goiás. Mas principalmente, mostrando o que esse governo já fez e o que está fazendo, esse é o nosso grande diferencial em relação ao Íris Rezende.

Altair Tavares: Evidentemente que o eleitor é levado a uma comparação, compara a imagem do governador, a imagem de Íris Rezende, compara o que cada um está dizendo nessa campanha, compara suas ideias, compara propaganda, o segundo turno não tem como escapar, ou seja, é uma comparação. No caso dessa ideia, o que a campanha do Marconi Perillo está dizendo quando se trata de comparação, para se apresentar ao eleitor?
Jaime Rincón: Nós estamos pedindo exatamente isso, que o eleitor compare, compare o governo de Marconi Perillo com as administrações de Iris Rezende, principalmente em relação a Prefeitura de Goiânia. O Iris deixou para o sucessor Paulo Garcia um rombo 300 milhões de reais nas contas da Prefeitura, a cidade está encardida, a cidade hoje é um amontoado de lixo a cidade está literalmente abandonada em função de ações tomadas na gestão de Iris Rezende. Paulo Garcia não tem culpa de tudo que está acontecendo em Goiânia, o Iris é o grande responsável, mas vamos comparar as qualidades das obras feitas por Marconi Perillo com as obras feitas por Iris Rezende, vamos comparar o que o Marconi investiu em saúde e o que o Iris Rezende investiu, vamos comparar o que o governador Marconi investiu em infraestrutura e o que o Iris investiu, na área de segurança, na educação nos saímos do 16º para o 1º lugar no IDEP, o Estado de Goiás bate recorde em todas as áreas, crescimento econômico, geração de empregos, crescimento industrial, balança industrial, em todas as áreas nós estamos batendo recordes. Isso é fruto de um governo planejado.

Altair Tavares: O senhor citou essa informação de que haveria um déficit de 300 milhões da gestão de Iris Rezende para Paulo Garcia, mas o próprio Iris Rezende diz que deixou em entrevista para O Popular, um crédito de 200 milhões, então há uma discrepância nas informações, o senhor tem certeza do que está informando?
Jaime Rincón: As informações de Iris nunca devem ser levadas a sério, ele disse que resolveria o problema do transporte coletivo de Goiânia em 6 meses e saiu com o transporte pior do que ele encontrou. Ele disse que construiu 50 hospitais em Goiânia, nós não conseguimos identificar nenhum, as informações os números de Iris, ele disse que tem um patrimônio de 30 milhões de reais e a revista Istoé apresentou um patrimônio de 180 milhões de reais. As informações de Iris não devem ser levadas a sério, o que efetivamente aconteceu é que ele deixou um rombo de 300 milhões de reais e que isso acabou caindo no colo do seu sucessor, nós não devemos confiar nas informações dele. Quem tem a capacidade de montar uma fita grosseiramente e levar para o programa eleitoral, tentando incriminar terceiros é capaz de tudo, nós não devemos levar a sério as informações de Iris Rezende.


Leia mais sobre: Política