Foi divulgado nesta sexta-feira (26) edital de concorrência pública para requalificação urbanística da Praça Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), pela Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
Será contratada empresa especializada em serviços de engenharia para realizar as obras, que custarão R$ 12,5 milhões. O recurso é oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Históricas). No dia 20 de outubro serão abertos os envelopes que contêm as propostas.
Além da Praça, serão contemplados com restauração as Fontes luminosas, Obeliscos com luminárias, Relógio, Coreto, Monumento às Três Raças e Loja de Atendimento da Administração Municipal, antiga sede da Prefeitura.
A Agência de Atendimento da Prefeitura de Goiânia, também localizada na Praça Cívica, será revitalizada e passará a ser um espaço cultural. De acordo com o site da Prefeitura, o local receberá exposições fixas e itinerantes e um novo gabinete para despachos oficiais do Executivo municipal.
PROPOSTA
Goiânia está entre as 425 cidades selecionadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelos Ministérios de Cultura e do Planejamento, Orçamento e Gestão, que direcionam os investimentos para obras de reestruturação, reconstrução e conservação de imóveis e espaços públicos. Esses espaços podem ser tombados ou não, mas devem passar por análises técnicas para que seja respeitada a história de implantação.
Leia mais sobre: Cidades