As obras da Avenida Rio Verde, na divisa entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, foram finalizadas e entregues à população em solenidade, nesta quinta-feira (4). Ao todo, foram 5,5 quilômetros revitalizados com nova infraestrutura. Autoridades de capital e de Aparecida prestigiaram o evento.
O projeto de revitalização é fruto de uma parceria entre os municípios. A Avenida Rio Verde é uma das principais rotas de acesso a Aparecida, e faz divisa com a capital. O trecho de 5,5 km interliga o Terminal Cruzeiro a Rodovia Estadual GO-040 e ganhou canteiros centrais revitalizados, nova capa asfáltica, iluminação em LED e ciclovias. Para os pedestres a via também se tornou mais acessível com rampas e a implantação de bancos, pergolados e paisagismo.
Melhorias
A Avenida Rio Verde, além de ser um forte ponto do comércio local, faz a ligação entre as duas cidades e percorre bairros como Cruzeiro do Sul, Bairro Hilda, Vila Rosa, Vila Mariana e Jardim Helvécia, no lado de Aparecida. Ao todo, são cerca de 28 ilhas no canteiro central, que agora contam com pista de ciclismo em dois sentidos. A revitalização também garantirá maior acessibilidade para pessoas com deficiência, tendo implantados piso tátil e rebaixamento nas faixas de pedestres.
O projeto incluiu ainda a reconstrução das galerias pluviais em pontos de alagamento e melhorias na sinalização viária, além da substituição de 287 luminárias convencionais por lâmpadas de LED, para maior segurança e conforto à noite. No paisagismo, a Avenida conta agora com mudas de plantas nativas e gramado renovado.
Reinauguração
Na cerimônia de inauguração, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, destacou que esta obra é a realização de um sonho antigo. “Essa parceria foi idealizada ainda com Iris e Maguito e hoje nós, Rogério e eu, conseguimos concretizar esse sonho. A Avenida Rio Verde é um dos cartões postais das nossas cidades e hoje tem uma estrutura que a população e os empresários merecem”, afirmou.
Mariano também destacou os trabalhos feitos pelas secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, responsáveis pela execução do projeto. “A Seinfra realizou ainda o recapeamento no trecho da Rio Verde entre o Terminal Cruzeiro até a 4ª Radial, pois ali o asfalto também já estava deficitário. Agora o condutor tem uma via completa recapeada e sinalizada, garantindo mais mobilidade e qualidade de vida”, sublinhou o prefeito ao lado da primeira-dama, Sulnara Santana.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, também enalteceu o ritmo das obras e a parceria junto a Aparecida. “O Prefeito Vilmar foi um parceiro ágil, e junto com os nossos secretários, conseguimos entregar mais de 5 km revitalizados, com pista de caminhada e ciclovia e outras facilidades para quem transita e passeia pela Avenida”, pontuou.
O deputado estadual Veter Martins também parabenizou as duas gestões pela revitalização. “Esse é um feito histórico que tem os nomes do Vilmar e do Rogério. Quem ganha com esta parceria é a população das duas maiores cidades de Goiás. Contem sempre comigo para entregar cada vez mais obras como essas, que mudam significativamente a vida das pessoas”, destacou.
Por fim, o secretário de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia, Mário Vilela, relembrou que foi na Avenida Rio Verde o início da frente de recapeamento que a cidade recebe atualmente. Por meio do Programa de Investimentos Aparecida 100 Anos, o município irá revitalizar 300 km de pavimentação asfáltica.
Leia mais sobre: Avenida Rio Verde / Reinauguração Av. Rio Verde / Rogerio Cruz / Vilmar Mariano / Aparecida de Goiânia / Cidades / Goiânia