O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, recebeu nesta quarta-feira (12) os governadores de Goiás, Marconi Perillo, e eleito de Brasília, Rodrigo Rollemberg, para tratar de problemas sobre transporte coletivo no Entorno do Distrito Federal.
Segundo informações, durante a reunião foi sugerido pelos governadores a criação de um consórcio de transportes que envolve a União e os dois estados. Foi acordado que em dezembro, Marconi e Rollemberg serão convidados pela ANTT para conhecer os projetos de viabilidade para construção de uma linha de trem de passageiros entre Brasília e Goiânia e entre Luziânia e Brasília.
Jorge Luiz apontou que, em carater emergencial, a melhor opção seria criar um corredor exclusivo, para a circulação de ônibus na BR-040, atendendo a demanda dos passageiros que saem do Entorno Sul para Brasília. O diretor também garantiu que isso não traria prejuízos à construção do BRT, que ainda está em fase de licitação.
Marconi Perillo também pediu que fosse prevista a construção de BRT’s exclusivos para o transporte de passageiros no Entorno dentro da modelagem de concessão pública das BR-020 e BR-070. Além disso, o governador de Goiás propôs a criação de duas comissões, para representar Goiás e o Distrito Federal, com o intuito de avançar nas discussões sobre transporte público.
Diante disso, de acordo com informações, a comissão de Goiás erá composta pelo deputado federal Célio Silveira (PSDB), pela deputada estadual eleita Leda Borges (PSDB) e pelo prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PTB). Já para a comissão do Distrito Federal foi indicado, pelo Rollemberg, o coordenador da transição de governo do GDF, Hélio Doyle.
Leia mais sobre: Cidades