Tudo quase igual no retrospecto entre Vila Nova e Brasil de Pelotas na história dos confrontos entre as duas equipes. O equilibrado retrospecto marca quatro jogos e quatro empates, só que o clube goiano leva uma pequena vantagem.
São dois encontros pelo Campeonato Brasileiro da Série A em 1985, quando a competição tinha a divisão por séries. Os outros dois foram disputados no ano passado pelas semifinais da Série C do Brasileirão.
Em 1985 um empate sem gols no Serra Dourada e um 2 a 2 no Estádio Bento Freitas em Pelotas. Nesta partida o Vila Nova era comandado pelo técnico Roberto Oliveira e marcou os gols com Falcão e Heber.
A escalação colorada na oportunidade contou com: Wendell; Meri, Ademir, Paulo Nelli e Nílton; Nélio, Falcão, Heber e Zé Henrique; Bill e Fernando.
Em 2015 Vila Nova e Brasil-RS não saíram do zero a zero no tempo normal em dois jogos na disputa por uma vaga na decisão do Campeonato Brasileiro da Série C. Os goianos avançaram para a grande final ao derrotar os gaúchos nas cobranças de pênaltis, caracterizando por isso, uma “pequena” vantagem neste equilibrado retrospecto.
Leia mais sobre: Vila Nova Futebol Clube