Se existe um time intermediário no futebol brasileiro que é uma pedra na chuteira do Goiás Esporte Clube, esse time se chama Criciúma. A equipe catarinense tem boa vantagem diante do Verdão nos 23 confrontos realizados.
Para se ter uma idéia, o Goiás nunca conseguiu vencer o Tigre de Santa Catarina no Estádio Heriberto Hulse. Em 12 jogos foram 10 derrotas e 2 empates. Por lá, o time esmeraldino já levou até uma goleada de 7 a 1.
Essa chamada “balaiada” aconteceu em 2004 no Campeonato Brasileiro da Série A quando o Goiás era comandado pelo técnico Celso Roth.
O último jogo entre os dois clubes aconteceu em 2014, também pelo Brasileirão e o Criciúma venceu em casa pelo placar de 1 a 0 com gol do lateral Luis Felipe. Na escalação do Goiás: Renan; Valmir Lucas (Ramon), Jackson, Felipe Macedo e Léo Veloso; David, Thiago Mendes, Esquerdinha (Murilo) e Tiago Real (Amaral); Samuel e Erik.
Retrospecto
– 23 Jogos
– 12 Vitórias do Criciúma (35 gols)
– 7 Vitórias do Goiás (15 gols)
– 4 Empates
O jogo mais importante na história do confronto aconteceu em 1990. Semifinais da Copa do Brasil, o Goiás precisava vencer para chegar a decisão da competição contra o Flamengo. Na partida de ida o Criciúma venceu por 1 a 0.
Um Serra Dourada lotado presenciou um grande espetáculo e a vitória esmeraldina por 1 a 0 no tempo normal com gol de Luvanor. A disputa pela vaga foi para as cobranças de pênaltis.
Vitória do Goiás por 3 a 1 e classificação inédita para uma decisão da Copa do Brasil que acabou sendo conquistada pelo Flamengo.
Na semifinal contra o Criciúma o Goiás comandado pelo técnico Sebastião Lapola tinha: Eduardo; Claúdio Gomes, Jorge Batata (Richard), Boni e Lira; Dalton, Fagundes e Luvanor; Niltinho, Túlio e Agnaldo (Cacau).
Leia mais sobre: Goiás Esporte Clube