18 de novembro de 2024
Brasil • atualizado em 12/02/2020 às 23:55

Retomado julgamento de denúncia contra Eduardo Cunha

Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). (Foto: Agência Brasil)
Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). (Foto: Agência Brasil)

O julgamento referente ao pedido de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi retomado nesta quinta-feira (3) pelo Supremo Tribunal Federal. Também é avaliado o pedido de denúncia contra a ex-deputada federal e atual prefeita de Rio Bonito, no Rio de Janeiro, Solange Almeida.

Nesta quarta-feira (3) seis ministros votaram a favor da denúncia. Hoje votarão os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. A denúncia é referente aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PGR, Cunha teria recebido US$ 5 milhões de propina para viabilizar a contratação de dois navios-sonda do estaleiro Samsung Heavy Industries, em 2006 e 2007. Segundo o procurador geral da República, Rodrigo Janot, o negócio teria sido feito sem licitação e com a intermediação do empresário Fernando Soares e o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró.

Durante o julgamento, o advogado de Cunha, Antônio Fernando Barros afirmou que a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) “não reúne condições para ser admitida”. A defesa ainda ressaltou que o depoimento de Fernando Soares não constava a informação de que o empresário conhecia o deputado federal no período em que os contratos foram assinados.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais: 

 


Leia mais sobre: Brasil