22 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 26/07/2016 às 16:08

Retomada do pagamento do Renda Cidadã prevista para agosto

Após a reestruturação do programa Renda Cidadã para evitar que famílias sejam beneficiadas em mais de um programa de transferência de renda, o governo pretende retomar o pagamento por volta do dia 20 de agosto. Serão confeccionados 70 mil e 406 cartões.

“Nós já havíamos feito a licitação da empresa. Serão confeccionados 70 mil 406 cartões. A confecção já está autorizada para a empresa e entendemos que antes do dia 20 de agosto nós já estaremos distribuímos todos para que no dia 20 de agosto as famílias possam estar indo ao banco para receber o benefício, explicou a secretária Cidadã, Lêda Borges.

Lêda Borges informou que estão sendo definidos pontos em espaços públicos em todo o estado para que os cartões sejam entregues aos beneficiários. Assim que o cartão for entregue, o pagamento será liberado. “Estaremos definindo pontos nas cidades, locais públicos e estadual para que as pessoas assinam e   recebam o cartão. Entregando o cartão o pagamento estará liberado de imediato”, informou.

De acordo com a gestora, o governador de Goiás autorizou a retomada do pagamento do Novo Renda Cidadã. Segundo Lêda Borges, o novo sistema desenvolvido pela Segplan já ficou pronto e foram selecionadas de forma automática famílias em 228 municípios, nas demais cidades, o critério foi tomado pelas equipes da Secretaria Cidadã.

“O governador autorizou que em 228 cidades em que os elegíveis, ou seja, os beneficiários que foram filtrados para obter o benefício 100% das famílias irão ser assistidas pelo Programa Renda Cidadã, sobraram 18 cidades com mais de 1000 pessoas que precisam do beneficíio, aí nós fizemos as prioridades, que é ser idoso, deficiente para que fossem cadastradas as famílias”, destacou.

Lêda Borges ressaltou que o cadastro para obtenção do Renda Cidadã começou a ser feito no CRAS e CREAS espalhados por todo o estado de Goiás.

“A ferramenta de gestão feita pela Segplan ficou pronta e muito boa. Temos um retrato fiel das famílias que vão aos CRAS e se cadastram. O próprio sistema é que filtra quais famílias que precisam ser tuteladas temporariamente pelo Estado para garantir sua sobrevivência. O próprio sistema faz o filtro a partir dos cadastros no CRAS, a partir do Cad Único que é um cadastro nacional”, disse.

Despacho

Nesta terça-feira (26), na Cidade de Goiás, logo após o lançamento da 18ª edição do FICA, o governador Marconi Perillo se reuniu com a secretária Lêda Borges para acertar detalhes de uma solenidade para entrega de cartões na capital, entre outros pontos relativos ao Renda Cidadã.

“O governador está muito feliz com esta nova modelagem. A nossa secretaria vai se mobilizar, vai se dividir entre nós todos servidores e vamos entregar pessoalmente as famílias e vamos marcar uma data para que o governador possa entregar mais de 4 mil cartões na capital”, destacou.