26 de novembro de 2024
Cidades

Retomada construção de ponte que facilitará ligação em bairros da região sudoeste

Obras foram retomadas nesta quinta (Foto: Samuel Straioto)
Obras foram retomadas nesta quinta (Foto: Samuel Straioto)

Foram lançadas nesta quinta-feira (19), as obras de construção de ponte que fará a ligação da Avenida dos Alpes na Vila Alpes, a Avenida C-107, no Jardim América. A obra ajudará a concluir o chamado corredor T-8 e será uma alternativa para desafogar o trânsito das avenidas T-9 e T-7, vias de intenso fluxo de veículos na capital, que liga bairros da região sudoeste de Goiânia.

As obras estão orçadas em R$ 6,2 milhões, recursos do tesouro municipal. A expectativa é que em até dez meses tudo seja concluído. A responsável pela obra é a empresa Duna Engenharia. A ponte terá 74,6 metros de comprimento e 23, 6 metros de largura.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) destaca a importância da obra para a região sudoeste da capital.

“É uma obra que resgata uma aspiração muito antiga da população. Essa população precisa dar uma volta grande para chegar ao Centro de Goiânia. Tudo queremos concluir no decorrer do próximo ano”, declarou o prefeito da capital.

Trânsito

O secretário municipal de Trânsito, Fernando Santana explicou a reportagem do Diário de Goiás que haverá impacto positivo no trânsito da capital a partir da conclusão da obra da ponte do corredor T-8.

“Nós vamos ligar o Terminal das Bandeiras, pelo corredor T-8 ao Centro de Goiânia. É um corredor que vai aliviar um intenso fluxo de veículos na T-9. Vai contribuir muito para a mobilidade para essa região.

obra ponte vila alpes 2

Histórico

A obra foi lançada na gestão Iris Rezende no início do ano de 2010, pouco antes de deixar a administração municipal para concorrer às eleições daquele ano. A responsável era a empresa Delta Engenharia. O contrato era de R$ 20 milhões para canalização do córrego Cascavel e construção da Ponte da Vila Alpes.

A obra de construção da ponte do chamado corredor T-8 foi paralisada em 12 de abril de 2012, quando o ex-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, suspendeu os sete contratos da Delta Engenharia com a administração municipal. Um dos contratos era para reurbanização do Córrego Cascavel e construção da ponte. As fundações foram concluídas. A suspensão veio após denúncias da empresa após a Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal.

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Goiânia, Dolzonan Mattos, explicou a reportagem do Diário de Goiás que será possível aproveitar a estrutura já existente.

“As fundações já estão prontas, agora faltam a execução da superestrutura. Estaremos em até sete meses com as obras concluídas. A parte mais complicada que considero é a fundação. Vamos ter ainda calçadas acessíveis. Serão duas pistas nos dois sentidos de quase cinco metros cada. Será suficiente para ajudar a desafogar o trânsito”, explicou o titular da Seinfra, Dolzonan Mattos.


Leia mais sobre: Cidades