A partir da etapa de Goiânia a ser realizada neste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, todos os caminhões da Fórmula Truck usarão restritor de potência de 80 mm. Os pilotos avaliam que os 3.835 metros do traçado da pista exigem bastante dos motores dos caminhões. Com a redução de potência dos motores, a tendência é de mais equilíbrio e emoção na corrida de domingo (12).
O regulamento da competição deste ano prevê que os três primeiros colocados na classificação geral, utilizam o restritor. A exceção foi a primeira etapa. Desde a segunda prova do ano, apenas dois pilotos usaram o restritor em todas as etapas: o líder do campeonato Felipe Giaffone e o terceiro colocado Djalma Fogaça.
“Acho que vai ser uma diferença grande aqui, veio agitar a categoria. Terminar bem as duas partes da corrida é fundamental. O campeonato tem oscilado bastante. Uma quebra ou uma vitória pode te levar para cima ou lá para baixo. Aumenta a emoção do campeonato. Se tudo der certo espero chegar num pódio, por conta do restritor”, afirma Giaffone.
O que é o restritor?
É uma peça, colocada na entrada do turbo, que tem como objetivo reduzir a entrada de ar e a potência dos motores que chega a cerca de mil cavalos. O primeiro colocado é o que terá mais problemas, em vez de 80 mm de abertura para a entrada de oxigênio, ele terá um restritor de 74 mm perdendo cerca de 70 cavalos de potência, o segundo colocado um de 76mm e deixa de poder usar algo em torno de 50 HP e o terceiro colocado usa um de 78mm e seu motor não utiliza aproximadamente 30 cavalos. Os demais pilotos do grid têm a entrada de ar no turbo com abertura de 80 milímetros.
Competividade
O vice-líder do campeonato, Paulo Salustiano, espera que a corrida de domingo seja equilibrada. Ele avalia que por conta da utilização do restritor, se conseguir chegar ao pódio já está de bom tamanho. Ele entende que tudo isto gera maior competividade.
“Isso é muito bom. Agora estamos com restritor de segundo colocado. É uma pista que a reta é enorme, vamos sofrer um pouco porque vamos ter que recolher um pouco da potencia do caminhão. O objetivo principal é de marcar pontos em todas as provas. Vamos lutar por um pódio”, avalia.
Para o 3º lugar do campeonato, Djalma Fogaça, o grande favorito para a prova de domingo é o 4º lugar na disputa, Leandro Totti, campeão da Truck do ano passado.
“Pega uma pista como Goiânia que a reta é muito longa, faz muita diferença para os pilotos que usam restritor. Totti é um grande favorito. Goiânia nosso carro funcionou sempre muito bem, então temos esperança de fazer uma boa corrida”, relata Fogaça.
Horários
O treino classificatório da Fórmula Truck em que será definido o grid de largada ocorrerá as 14 horas deste sábado (11) e a corrida as 13 horas do próximo domingo (12).
Leia mais sobre: Esportes