23 de novembro de 2024
Economia

Responsabilidade pela alta dos combustíveis é da Petrobras, não do ICMS, diz Meirelles

Henrique Meirelles. (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Henrique Meirelles. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O secretário de Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (16), nas redes sociais, de que a tentativa de atribuir ao ICMS a responsabilidade pela alta do preço dos combustíveis é “mera tentativa de desviar o assunto”.

De acordo com Meirelles, que é pré-candidato ao Senado por Goiás, a responsabilidade no reajuste é da Petrobras. “Quando o preço da gasolina aumenta, não foi a alíquota do ICMS que subiu. O percentual continua o mesmo. A variação do preço do combustível na bomba é, repito, decisão da Petrobras, que detém o monopólio de preços no Brasil”, disse.

A política de preços da Petrobras permite com que a estatal faça reajustes semanais de acordo com o cenário interno e externo, levando em conta fatores como o preço do barril de petróleo e o dólar. Meirelles defende uma fórmula que tente evitar o impacto das constantes alterações de valores.

“O consumidor precisa ser protegido dessa flutuação, que tem impacto também no frete e no preço dos alimentos. Por isso que em 2018 propus a criação de um fundo de amortização que impediria a variação descoordenada dos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha”, pontuou.

De acordo com o secretário, esse fundo garantiria a preservação do consumidor, do caminhoneiro e do agronegócio e não geraria rombo à Petrobras ou ao Tesouro Nacional.


Leia mais sobre: / / / Economia