23 de novembro de 2024
Cidades

Índice de resolução de homicídios em Goiás supera os de EUA e Alemanha

Delegacia de Homicídios registrou 90% de resolução de homicídios. (Foto: DIH)
Delegacia de Homicídios registrou 90% de resolução de homicídios. (Foto: DIH)

Goiás conseguiu solucionar 66,28% dos homicídios perpetrados no estado entre 2018 e 2020. É o que aponta um estudo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.

O levantamento utiliza dados da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, publicado em outubro. O número é tido como excepcionalmente positivo pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e fica acima de países como os Estados Unidos.

O levantamento nacional traz índices inéditos de resolutividade na elucidação de inquéritos policiais no Brasil, tanto pelas Polícias Civis dos estados quanto pela Polícia Federal. O estudo, a nível de Brasil, revelou que a elucidação de inquéritos tem média nacional de 67,61%. Em casos de violência doméstica, o indicador sobe para 80%.

Veja: Brasil vai crescer menos em 2022, diz FMI

Nove em dez homicídios são solucionados

Segundo dados da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH,) 90% dos casos de assassinatos em Goiás. Os números referem-se ao período de 2020 e 2021. A título de comparação, esse índice é de 66% nos Estados Unidos, 88% na Alemanha e 75% no Canadá.

O levantamento da DIH também aponta que o número de prisões aumentou 123%. Em Goiânia, houve queda de 35% no número de homicídios e aumento de 252% na resolução de casos.

“Onde tiver estado de Goiás vai existir a mão forte do governo para combater a criminalidade. Estamos mostrando para o país que, em Goiás, a tese de que ‘não vai dar em nada’ caiu por terra”.

Ronaldo Caiado.

Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, o alto índice de elucidação de inquéritos policiais é pilar de sustentação das quedas consecutivas nos indicadores de criminalidade.

“Nós temos números muito bons de redução, mas nós temos que buscar sempre o zero crime e nós vamos continuar trabalhando nesse sentido. Em produtividade, superamos, cada dia mais, os nossos índices e já pulverizamos os dos governos anteriores”, frisou o secretário.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque