06 de setembro de 2024
Campo do Trajano

Reservatório que substitui caixa d’água que desabou é inaugurado em Senador Canedo

Foram cerca de 18 meses de obra após tragédia em 2021. Grande parte da região sul da cidade será atendida pela nova estrutura
Novo reservatório foi inaugurado. (Foto: Vitória Carvalho)
Novo reservatório foi inaugurado. (Foto: Vitória Carvalho)

Foi inaugurado na última terça-feira (12) o novo Centro de Reservação da Região Sul de Senador Canedo. A estrutura, no Campo do Trajano, substitui a caixa d’água que desabou no ano passado e destruiu diversas casas, inclusive deixando um adolescente gravemente ferido.

Ao todo, 35 mil pessoas, de 18 bairros, serão atendidos pelo novo reservatório, segundo a Agência Municipal de Saneamento (Sanesc).

A obra teve início em 2021 após a queda do antigo reservatório que abastecia a região. No ocorrido, além do reservatório, outras seis casas foram atingidas, sendo uma delas, reconstruída do zero.

Todo o projeto gira em torno de R$ 25 milhões, uma vez que ainda serão construídos outros dois reservatórios que aumentarão a capacidade de armazenamento para 8 milhões de litros de água tratada. A obra do reservatório, exclusivamente, custou cerca de R$ 4 milhões.

Uma das preocupações, de acordo com a Sanesc, era a segurança. “Antigamente tínhamos um reservatório bipartido cilíndrico, um reservatório muito alto com cerca de 30 metros sem apoio algum, agora o novo é um reservatório apoiado, com 5 metros de altura, e o mais importante com 50% a mais de capacidade de armazenamento, e seis vezes menor, isso gera mais segurança para a população da região“, explicou o engenheiro da agência, Arthur Moreira.

A obra atenderá os moradores da região Sul abrangendo bairros com Residencial Pedro Miranda, Dona Lindu, Monte Azul, Vila São Sebastião e os setores vizinhos.

Esse projeto será expandido também para os moradores do Morumbi, bairro que fica a cerca de 15 quilômetros da região central da cidade, que será abastecido pelas obras de ampliação do Centro de Reservação que passarão a ter 8 milhões de litros de água.


Leia mais sobre: / Cidades

Comentários