16 de novembro de 2024
Cidades

Renovação da CNH poderá ser feita em até 72 horas a partir de agosto

A partir do mês de agosto a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ser feita em até 72 horas. Hoje o prazo é entre 15 e 20 dias para que o condutor tenha renovada a licença para dirigir. O Detran pretende digitalizar processos, diminuindo o tempo de espera.

Atualmente para renovar a CNH, o cidadão precisa se dirigir a uma unidade do Vapt Vupt, pegar uma senha para abrir o processo, pegar nova senha para pagar uma taxa de R$ 133,00 relativa ao processo, pagar a taxa, pegar outra senha para tirar foto e validar impressões digitais, pegar mais uma senha para fazer o exame médico, fazer o exame e pagar uma taxa no valor de R$ 90,00 e por fim pegar mais uma senha para devolver o processo. Após passar por todas as fases do processo, gastar no mínimo 2 horas de atendimento ainda é preciso aguardar por um período de até 20 dias.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação do Detran-GO, Gustavo Vieira Tomás, a situação será diferente. O cidadão poderá renovar a CNH dele em até 72 horas, um tempo consideravelmente menor. Gustavo Tomás destacou que haverá uma integração entre as diferentes plataformas o que possibilitará maior agilidade no andamento do processo.

“A partir de agosto ao se procurar um ponto de atendimento para renovação, primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, estes atendimentos estarão também na plataforma eletrônica, onde haverá interação não só do candidato, mas do médico, do psicológico e da Universidade Estadual na execução das provas teóricas e práticas de direção. A partir da finalização do atendimento que é totalmente eletrônico a sua carteira terá a sua emissão após a regularização do processo e pagamento das taxas”, explicou.

O gerente destacou que alguns serviços já estão sendo disponibilizados de forma eletrônica, por exemplo, atendimento para despachantes. Gustavo Tomás disse que em até 14 horas uma documentação pode ser liberada.

“A partir de abril nós começamos todo o serviço no atendimento de veículos para despachantes na modalidade eletrônica. Hoje 100% dos serviços executados pelos despachantes em 26 municípios do estado já acontecem na plataforma eletrônica. O benefício é o tempo de movimentação deste processo, a partir do momento que o despachante imputa um atendimento eletrônico, automaticamente ele já está em posse dos analistas do DETRAN que irão fazer a análise do processo e a autorização da emissão do documento. Hoje conseguimos emitir documentos em torno de duas horas de Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou de um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), neste período os documentos estão sendo entregues ao destinatário”, detalhou.

O gerente de tecnologia disse que ao se desenvolver serviços de forma eletrônica, o DETRAN consegue economizar, reduzindo quantidade de impressões de papeis de processos, já que tudo será digitalizado.

Outros serviços

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás vai disponibilizar por meio de aplicativo e pelo site do Detran, até o fim deste ano, 35 novos serviços com objetivo de dar praticidade no atendimento ao cidadãos. As novidades são parte do projeto de gestão que vem sendo implementado desde o ano passado e integram as comemorações dos 37 anos da autarquia.

Serão disponibilizados também a solicitação do cartão do idoso e PNE online; abertura de processo de recurso de multa 100% digital; alteração de endereço; inclusão de comunicado de venda; entre outros.

Atualmente, já funcionam vários serviços disponíveis pela web, como a consulta de pontuação, dívida e multas; solicitação de segunda via de CNH; solicitação de CNH provisória; acompanhamento processual e acompanhamento de veículos; solicitação de reteste (de prova de legislação e prática); agendamento de exame teórico; pré-cadastro para primeira habilitação; estatísticas emissão de boletos; e agendamento de atendimento no Padrão Vapt Vupt do Detran.


Leia mais sobre: Cidades