24 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

Relatório Figueiredo

Documento dado como perdido por 45 anos e reencontrado em 2012 no antigo Museu do Índio, no Rio, será utilizado pela Comissão Nacional da Verdade para revelar atrocidades contra índios nos anos 60 e buscar reparação histórica. As revelações do Relatório Figueiredo sobre a atuação de agentes do Estado para massacrar comunidades, roubar terras da União e vender os títulos a fazendeiros são novo trunfo de ongs e da Funai para pressionar ruralistas e acelerar processos para demarcação de terras.


Paralelo 11

Relatório de 1967 detalha o Massacre do Paralelo 11, quando jagunços e agentes do SPI massacraram com bombas e veneno 3,5 mil Cintas-Largas entre MT, RO e PA.

Pau de arara

Deputados Janete Capiberibe (PSB-AP), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Ivan Valente (PSOL-SP) defendem reparação e indenização às vítimas indígenas da ditadura militar.

Nova CPI

Bancada pró-indígena na Câmara promete abrir CPI para apurar fraudes em títulos e punir responsáveis por torturas e massacres contra indígenas também na Bahia e Paraná.

Engatilhado

Em campanha contra novo referendo, Associação de Fabricantes de Armas sustenta que 81% dos criminosos ouvidos em pesquisa procuraram saber se vítima está armada; 74% afirmam evitar entrar em casas de pessoas armadas; 57% afirmaram ter mais medo do cidadão armado do que da polícia; e 56% disseram que evitar este tipo de abordagem.

Cotas

Deputado Salvador Zimbaldi (PDT-SP) quer proibir casais gays em comerciais voltados ao público infantil. Para não derrubar o texto, líder da bancada GLBT Jean Wyllys (PSOL- RJ) apresentou emenda que impede exclusividade a casais heterossexuais.

Inércia

Autor de projeto sobre privacidade na internet, deputado Eduardo Azeredo (PSDB-SP) critica inércia do governo no combate a crimes cibernéticos. “Ações de espionagem evidenciam que o ciberespaço brasileiro não tem qualquer tipo de segurança”.

Sem farra

Dilma foi a primeira a dar exemplo sobre a farra de voos da FAB. Há muito não volta a Porto Alegre, para onde ia pelo menos duas vezes por mês. A última ida foi em maio.

Recesso

Em tempo de recesso nem tudo fica parado no Congresso. O pessoal da limpeza e manutenção trabalha duro em reformas de salas, e limpeza de carpetes e paredes.

Novos tempos

O ex-guerrilheiro esquerdista Pepe Mujica se entregou de vez ao capitalismo como já fizera o ex-colega Lula. Fará sua primeira PPP para um presídio de segurança média para dois mil presos. Cinco grupos entraram na licitação, entre eles quatro estrangeiros.

________________________________________________________

Com Maurício Nogueira e Adelina Vasconcelos


Leia mais sobre: Leandro Mazzini