22 de dezembro de 2024
Brasil

Relator pede cassação de Eduardo Cunha

O relator e deputado Marcos Rogério entregou na manhã de hoje (31) ao Conselho de Ética da Câmara, o relatório e o seu voto sugerindo a cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi afastado da Presidência da Casa, no último dia 5, pelo Supremo Tribunal Federal.

De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, o documento foi recebido pelo presidente do órgão, José Carlos Araújo (PR-BA), que deve marcar a sessão de leitura ainda nesta semana. No entanto, o voto do relator ficará lacrado até a sessão do Conselho.

Segundo a Folha, após apuração com deputados, foi informado que Marcos Rogério pede a cassação de cunha com base no argumento principal de que ele mentiu à CPI da Petrobras quando, em 2015, negou ter “qualquer tipo de conta” no exterior. Ainda segundo o jornal, apesar de não poder incluir a acusação de que Cunha recebeu propina no petróleo, ele não deixará o tema de fora do voto.

Após a votação do Conselho, o caso de Cunha pode seguir para o plenário da Câmara, no entanto, isso pode não ocorrer, se o Conselho aprovar uma punição branda. Se chegar ao plenário, Cunha só perde o mandato se pelo menor 257 dos seus 512 colegas pela saída dele. 


Leia mais sobre: Brasil