O relator do projeto da PEC da Blindagem no Senado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE) antecipou no final de semana que é contra a proposta de emenda à Constituição e que prepara a fundamentação neste sentido para seu relatório. Vieira apresentará na quarta-feira (24) seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Em sua conta no X, o senador deixou clara sua posição antecipando que o relatório será pela rejeição da PEC da Blindagem, “demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros.
Recebi do presidente da CCJ @ottoalencar a missão de relatar a chamada PEC da Blindagem no Senado. Minha posição sobre o tema é pública e o relatório será pela rejeição, demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros.
— Alessandro Vieira (@_AlessandroSE) September 19, 2025
Ele se manifestou logo após ser escolhido relator pelo colega Otto Alencar (PSD-BA), presidente da CCJ. Caberá a Alencar decidir quando colocará sob votação.
O MDB no Senado já divulgou uma nota na quinta-feira (18) também criticando o projeto, embora 83% da bancada da legenda na Câmara tenham votado a favor da super-proteção para políticos.
Leia mais sobre: Alessandro Vieira / PEC da Blindagem / Senado Federal / Brasil / Política

