05 de dezembro de 2025
PEC CRITICADA

Relator da PEC da Blindagem antecipa parecer contra proposta no Senado

Alessandro Vieira afirma que PEC ameaça democracia ao blindar políticos de prisões e processos sem aval do Congresso
Senador Alessandro Vieira do MDB relator da PEC da Blinagem já disse ser contra - Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Senador Alessandro Vieira do MDB relator da PEC da Blinagem já disse ser contra - Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

O relator do projeto da PEC da Blindagem no Senado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE) antecipou no final de semana que é contra a proposta de emenda à Constituição e que prepara a fundamentação neste sentido para seu relatório. Vieira apresentará na quarta-feira (24) seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Alvo de protestos nacionais no domingo (21) a PEC blinda deputados, senadores e até presidentes de partidos para que só possam ser presos ou processados criminalmente com autorização dos próprios parlamentares, e em votação secreta.

Em sua conta no X, o senador deixou clara sua posição antecipando que o relatório será pela rejeição da PEC da Blindagem, “demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros.

Ele se manifestou logo após ser escolhido relator pelo colega Otto Alencar (PSD-BA), presidente da CCJ. Caberá a Alencar decidir quando colocará sob votação.

O MDB no Senado já divulgou uma nota na quinta-feira (18) também criticando o projeto, embora 83% da bancada da legenda na Câmara tenham votado a favor da super-proteção para políticos.


Leia mais sobre: / / / Brasil / Política