Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (19) mostra a maior reprovação até o momento do governo Bolsonaro. Segundo os números, 64% reprovam a gestão do atual presidente da República. O número é 6 pontos maior que a última pesquisa.
Desaprovam Jair Bolsonaro: 64%
Aprovam Jair Bolsonaro: 31%
Não sabem: 5%
Em relação à avaliação positiva do governo, os úmeros estão estabilizados, cerca de um terço da população eleitoral avalia-o positivamente.
Já sobre o trabalho pessoal do presidente, 56% consideram Bolsonaro ruim ou péssimo, 28% o avaliam como bom ou ótimo e 13% o consideram regular.
Ruim ou péssimo: 56%
Bom ou ótimo: 28%
Regular : 13%
Coincidentemente, o aumento da rejeição a Jair Bolsonaro ocorre num momento de tensão entre o presidente e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) — em especial com Alexandre de Moraes e Roberto Barroso, este por ter sido crítico rigoroso à tese defendida por Bolsonaro pelo voto impresso, reprovada na Câmara; aquele, por ter expedido a prisão preventiva de um forte aliado do presidente e ex-deputado Roberto Jeferson.
Devido à situação que incomodou Bolsonaro, com os ministros do STF, ele afirmou que irá protocolar pedido de impeachment contra Barroso e Moraes. No entanto encontra uma relutância por parte de senadores, inclusive do próprio presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.
A pesquisa foi realizada no período de 16 a 18 de agosto de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 433 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia mais sobre: Jair Bolsonaro / rejeição bolsonaro / Destaque / Política