Rio Verde (GO) – O carro Toyota Hilux de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin dominou a primeira etapa do Rally dos Sertões 2015, disputada neste domingo (2), entre os municípios de Goiânia (GO) e de Rio Verde (GO). Responsável por abrir a especial, a dupla da equipe Divino Fogão Rally Team acelerou forte no percurso de 361,14 quilômetros, sendo 205,74 km de trechos cronometrados, e venceu com o tempo total de 2h06min56s. O trajeto enfrentado por Varela/Gugelmin e os demais 39 veículos da categoria teve como principal dificuldade as lombas. Por isso, as duplas tiveram que se segurar e ter muita atenção, uma vez que o impacto nestes obstáculos faziam os carros “saltarem”. “A verdade é que ficamos o tempo inteiro saltando. Eram muito fortes. Foi também uma especial rápida, no meio de plantações, o que é muito bom para o nosso carro, que anda bem neste tipo de traçado. Agora é continuar assim até o final, tomando cuidado com as lombas e administrando”, resume Varela.
Pouco mais de três minutos atrás dos ponteiros, o Ford do piloto Marcos Baumgart e do navegador Kleber Cincea ficou com o segundo lugar. De acordo com a dupla, o tempo só não foi melhor porque se depararam com veículos de outras categorias. “Estou satisfeito com o segundo lugar. Temos muito rali pela frente. Acabamos pegando poeira de alguns UTVs, mas faz parte. O nível é muito forte. Viemos concentrados, mas no fim perdemos um pouco de ritmo por causa das lombas e de outros UTVs”, afirma Baumgart, da equipe X Rally Team/NWM.
Atuais campeões da prova, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi Petrobras, completaram o percurso na terceira posição, 5min43s de diferença para Varela e Gugelmin. Outros dois Mitsubishi completaram as cinco primeiras posições da prova: João Franciosi/Rafael Capoani, da Mitsubishi Petrobras, em quarto, Jorge Wagenfhur/Joel Kravtchenko, da Life Sil, em quinto.
Instalados no Buriti Shopping Rio Verde, local que está servindo como parque de apoio da etapa, os participantes encaram amanhã a segunda etapa. O trecho em direção a Itumbiara (GO) terá 334,97 quilômetros, sendo 156,73 km de especial.
2ª etapa – 03/08 – Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO) Deslocamento inicial: 28,22 km Trecho cronometrado: 156,73 km Deslocamento final: 150,02 km Total: 334,97 km
A prova entra em uma zona agrícola, cruzando fazendas e plantações de milho. O percurso conta com muitas lombas e lombadas em um trecho bem travado e sinuoso. Após a subida de uma pequena serra, a prova fica bem rápida com longas retas e curvas de alta. Na parte final, os competidores voltam para estradas menores com lombadas grandes. Nos últimos três quilômetros, haverá descida de uma serra muito estreita e sinuosa. O piso predominante continua sendo de cascalho,piçarra e poucas pedras.
O Rally dos Sertões 2015 tem patrocínio do Outback Steakhouse, Caixa Econômica Federal, Mitsubishi Motors e Honda. Apoio Institucional do Governo de Goiás, Detran-GO, Balada Responsável e Itaipu. Apoio da Copel Telecom, Sanepar, Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná, Teuto-Pfizer, Sanifil, Séotres, Truckvan e Secretaria Municipal de Esportes de Foz do Iguaçu. Parceiros de mídia: ESPN, Band, Interativa FM e Webventure. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A realização é da Dunas Race.
Resultado da primeira etapa (extraoficial) – carros
1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 Toyota/Divino Fogão Rally Team 2h06min56s 2º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 Ford/X Rally Team/NWM +3min07s 3º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad #301 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +5min43s 4º João Franciosi/Rafael Capoani #360 Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras +8min56s 5º Jorge Wagenfhur/Joel Kravtchenko #316 Mitsubishi/Life Sil +9min14s
Leia mais sobre: Esportes