Desde o início de 2015 houve um recuo nos indicadores de criminalidade contra as mulheres, nos casos de estupro. De acordo com o Observatório de segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, nos primeiros noves meses deste ano, a queda nos registros foi de 22,65% em todo o Estado, já na capital, o recuo foi de 30,85%.
De janeiro a setembro de 2015 foram registrados 345 casos de estupro em Goiás, enquanto no mesmo período do ano passado foram 446 casos, em números absolutos, uma diferença de 101 casos. Já em Goiânia, em 2015, foram 65 estupros, diante de 94 em 2014.
Ainda de acordo com o observatório, os números das Delegacias Especializadas na Atenção à mulher, em Goiânia, comprovam a tendência de queda na criminalidade contra essa parcela da população. Na 1ª Deam, por exemplo, a queda no número de ocorrência no período chegou a 7,1%. Na 2ª Deam, a queda atingiu os 8%.
Segundo o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, Joaquim Mesquita, foram implementadas algumas ações que têm contribuído para essa diminuição da violência contra a mulher. Entre elas, ele cita a criação da Patrulha Maria da Penha, no âmbito da Polícia Militar, e o monitoramento por meio de tornozeleiras eletrônicas para garantia de cumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.
Leia mais sobre: Cidades